Boxe brasileiro define equipe do Pré-Olímpico

CBBoxe encerrou as seletivas internas da seleção brasileira para o qualificatório na Argentina

Após conquistar medalhas em duas edições olímpicas consecutivas, um fato inédito, o boxe brasileiro trabalha para não deixar a sequência parar em Tóquio-2020. Mas para isso, precisa primeiro assegurar as vagas no Pré-Olímpico das Américas, que acontecerá entre os dias 26 de março e 3 de abril, em Buenos Aires (ARG).

O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar

O primeiro passo foi concluído esta semana. A CBBoxe (Confederação Brasileira de Boxe) concluiu o processo de seletivas internas e definiu os nomes dos 13 atletas (oito homens e cinco mulheres) que buscarão as vagas em território argentino.

Em outras palavras, eles sonham em manter a sequência de pódios que começou em Londres-2012. Na ocasião, os irmãos Esquiva Falcão (prata nos 75 kg) e Yamaguchi Falcão (bronze nos 81 kg), e Adriana Araújo (bronze nos 60 kg) foram os medalhistas brasileiros. Na Rio-2016 veio o maior resultado do boxe brasileiro em Olimpíadas, com o ouro de Robson Conceição nos 60 kg.

+ Curta a página do blog no Facebook

O qualificatório continental será o penúltimo dos torneios organizados pela força-tarefa criada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional). O órgão foi criado após o afastamento da Aiba (Associação Internacional de Boxe) devido aos graves problemas financeiros e pelas suspeitas de corrupção envolvendo a cúpula da entidade.

A crise chegou a ficar tão séria que o próprio presidente do COI, o alemão Thomas Bach, chegou a ameaçar de exclusão o boxe em Tóquio.

+ O blog também está no Instagram. Siga

Enquanto isso, o boxe brasileiro seguiu fazendo o seu trabalho. A modalidade vive um momento particularmente feliz neste ciclo olímpico. Primeiro, no Pan-Americano de Lima-2019, o Brasil conseguiu uma campanha inédita, com direito a seis medalhas (uma de ouro, três de prata e duas de bronze).

Depois disso, ainda no ano passado, conquistou duas medalhas nos Mundiais. Entre os homens, Herbert Conceição ficou com o bronze na categoria 75 kg, enquanto no feminino veio o principal resultado do ano, com Bia Ferreira sagrando-se campeã mundial na categoria 60 kg.

Vagas em jogo

Em Buenos Aires, estarão em jogo, em todas as categorias, um total de 33 vagas no masculino e 16 no feminino. Após o Pré-Olímpico das Américas, haverá ainda uma última possibilidade de qualificação para Tóquio. Será no Pré-Olímpico mundial, entre os dias 13 e 20 de maio, em Paris (FRA).

Confira o número de vagas por categoria na Argentina:

Masculino

52 kg – 5
57 kg – 5
63 kg – 5
69 kg – 4
75 kg – 4
81 kg – 4
91 kg – 3
+ 91 kg – 3

Feminino

51 kg – 4
57 kg – 3
60 kg – 3
69 kg – 3
75 kg – 3

Os convocados para o Pré-Olímpico

Feminino

51 kg – Graziele de Jesus
57 kg – Jucielen Romeu
60 kg – Bia Ferreira
69 kg – Beatriz Soares
75 kg – Flávia Figueiredo

Masculino

52 kg – Luiz Oliveira
57 kg – Carlos Rocha
63 kg – Wanderson Oliveira
69 kg – Luiz Fernando
75 kg – Herbert Conceição
81 kg – Keno Machado
91 kg – Abner Machado
+ 91 kg – Joel Silva

Marcelo Laguna

Mais em​ Laguna OlímpicoBoxe

Jucielen Romeu e Luiz Oliveira e mais 12 atletas se sagram campeões brasileiros de boxe de 2025; Confira a lista de vencedores
A inédita vitória na Copa do Mundo de tênis de mesa de Macau conseguiu ser destaque no noticiário geral e até nos intervalos da transmissão do futebol
Presidente do comitê olímpico americano tem mantido reuniões com membros do governo, tentando atenuar as duras medidas restritivas de Trump para vários países
Modalidade que estará na Olimpíada de Los Angeles-2028 saberá até junho se contará com a participação dos astros da liga profissional de futebol americano