Britânica Vicky Holland conquista a Série Mundial

Atleta da Grã Bretanha vence duelo direto contra norte-americana na última etapa e fatura a competição mais importante da temporada no Triatlo

Gold Coast, na Austrália, recebeu neste sábado a etapa final da Série Mundial Feminina de Triatlo, competição mais importante do ano no esporte. A prova reservava um duelo direto entre a britânica Vicky Holland e a norte-americana Katie Zaferes na classificação geral. Com um segundo lugar, contra a terceira posição da adversária, Holland ficou com o título.

Katie Zaferes entrou na última das oito etapas da Série Mundial na primeira posição geral, mas com uma vantagem mínima sobre Vicky Holland. Assim, bastava para a britânica terminar na frente da adversária para faturar o título.

Ciente do que precisava fazer para a manutenção da liderança geral, Zaferes tratou de marcar Holland desde o início da natação. Ambas saíram da água e realizaram todo o percurso de bicicleta juntas. A decisão ficou, então, para a corrida.

Impondo um ritmo forte e acompanhada da australiana Ashleigh Gentle, Vicky Holland conseguiu se desgarrar de Katie Zaferes para cruzar a linha de chegada na segunda posição, com 25 segundos de vantagem para a rival norte-americana, terceira colocada.

É o primeiro título geral da Vicky Holland na Série Mundial, e o primeiro de uma triatleta britânica desde 2013. Flora Duffy, de Bermuda, era a atual bicampeã geral da competição. Na atual temporada, no entanto, Duffy ficou com o 13º lugar. A britânica Georgia Taylor-Brown fechou o top-3 da classificação geral.

Neste domingo será a vez dos homens conhecerem o campeão geral da temporada da Série Mundial. O espanhol Mario Mola lidera o ranking com ampla vantagem e é o favorito para chegar ao tricampeonato.

Rodrigo Huk
Rodrigo Huk, 24 anos, é um jornalista que pratica e acompanha o handebol desde a infância. No Site do Handebol, visa trazer notícias, entrevistas e debates sobre o esporte no Brasil e no mundo.

Mais em​ TriatloLá Fora

Os brasileiros foram muito bem e, na primeira vez de ambos no percurso, são os novos recordistas da etapa
Júlia Visgueiro vence a prova feminina, Cauã Diniz é prata no masculino e Brasil classifica quatro para os Jogos Pan-Americanos Júnior
Equipe formada por Manoel Messias, Julia Visgueiro, Vinicius Avi Santana e Giovanna Lacerda ficou atrás apenas do Chile e do Equador no segundo e último dia de competições. No juvenil masculino, prata para Alejandro Juanuk
Manoel Messias supera chilenos na casa deles e leva a medalha de ouro na elite masculina do Sul-Americano de triatlo