Brasil fecha Copa Europeia Júnior de Coimbra com 19 medalhas, dez delas de ouro

A seleção Sub 21 do Brasil brilhou neste final de semana e colocou o país em primeiro lugar geral da Copa Europeia Júnior de Coimbra, em Portugal, conquistando dez medalhas de ouro, três de prata e seis de bronze. Foi a primeira vez em dez anos que o Brasil fez dez campeões em uma competição júnior na Europa.

Um dos destaques entre os campeões foi a novata Laura Ferreira, ouro no Superligeiro (44kg). Aos 16 anos, ela foi a mais jovem a subir no lugar mais alto do pódio português uma semana depois de ser campeã na Copa Juvenil de Zagreb (Sub 18).

A equipe feminina brasileira levou mais quatro ouros, com Larissa Pimenta (48kg), Jéssica Lima (52kg), Yanka Pascoalino (63kg) e Ellen Furtado (+78kg).

Os meninos também conquistaram cinco ouros, com Bruno Watanabe (55kg), Tiago Pinho (81kg), Arthur Barboza (+100kg) e Kainan Pires (60kg) – que fez uma dobradinha com Renan Torres (60kg) em final cem por cento brasileira no peso Ligeiro – assim como Jeferson Santos Jr (73kg), que venceu o compatriota David Lima na final do peso Leve.

A delegação permanecerá em Portugal nesta semana em treinamento de campo até a próxima quarta-feira, 22, com judocas do Canadá, Suécia, Nova Zelândia, Rússia, Finlândia, Chipre, Portugal e Liechtenstein. Na sequência, a seleção embarcará para a Alemanha para a disputas das Copas Sub 21 de Bremen (masculino) e de Bad Blankenburg (feminino).

Veja abaixo os resultados finais do Brasil em Coimbra:

OURO
Bruno Watanabe (55kg)
Kainan Pires (60kg)
Jeferson Santos Jr (73kg)
Tiago Pinho (81kg)
Arthur Barboza (+100kg)
Laura Ferreira (44kg)
Larissa Pimenta (48kg)
Jéssica Lima (52kg)
Yanka Pascoalino (63kg)
Ellen Furtado (+78kg)

PRATA
Renan Torres (60kg)
David Lima (73kg)
Maria Taba (52kg)

BRONZE
Daniel Cargnin (66kg)
Michael Marcelino (66kg)
Thays Marinho (44kg)
Ketelyn Nascimento (57kg)
Kamila Silva (57kg)
Any Ribeiro (78kg)

5º LUGAR
Henrique Francini (90kg)
William Júnior (100kg)

7º LUGAR
Robson Penna (60kg)
Andre Soares (+100kg)
Amanda Lima (44kg)
Ellen Santana (70kg)

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Judô

Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Atual campeã olímpica do judô fala sobre ajustes e preparação mental para o Campeonato Mundial de 2025
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
Daiane dos Santos, Edinanci Silva, Gustavo Kuerten e Afrânio Costa gravaram suas marcas na história do esporte brasileiro