O Brasil ganhou três medalhas no primeiro dia do Grand Slam do Cazaquistão de judô. Natasha Ferreira ganhou o bronze na categoria até 48kg, enquanto Jéssica Pereira teve o mesmo resultado nos 52kg. Em seguida, Jéssica Pereira fechou o dia com a terceira medalha bronzeada da delegação brasileira nos 57kg.
A primeira medalha do Brazil no Grand Slam do Cazaquistão veio na categoria até 48kg com Natasha Ferreira. Ela iniciou sua participação com uma vitória nas punições sobre a belga Lois Petit. Mas a brasileira perdeu para Hui Xinran, da China, por ippon nas quartas de final. Dessa forma, Natasha Ferreira foi para a repescagem. Na primeira luta, vitória por yuko sobre a isrealense Tamar Malca. Já na disputa do bronze, Natasha conseguiu um ippon para superar Narantsetseg Ganbaatar, da Mongólia, para garantir um lugar no pódio.
Jéssica Pereira imobiliza húngara e vai ao pódio
Jéssica Pereira abriu sua participação na categoria até 52kg com uma vitória por yuko sobre a israelense Ilay Hayun. Em seguida, nas quartas de final, ela conseguiu dois waza-aris para derrotar Soumiya Iraoui do Marrocos. Na semifinal, Jéssica perdeu para a alemã Mascha Ballhaus, que conseguiu dois yukos. Dessa forma, a brasileira foi para a disputa do bronze, contra Reka Pupp da Hungria. A brasileira conseguiu uma imobilização para vencer a luta por ippon e ganhar a medalha.
- Beatriz Souza sobre volta aos tatames: “Um passo de cada vez”
- Luiz Roncone ganha sua segunda medalha no Pan em Medellín
- Vasco bate Fortaleza e entra no G-8 do Brasileiro Sub-20
- Brasileiro elimina favorito em jogo de quase quatro horas
- Em jogo duro, Demoliner vence estreia no Challenger de Oeiras
Shirlen ganha terceira medalha do Brasil
Na categoria até 57kg, o Brasil teve duas representantes. Shirlen Nascimento estreou nas oitavas de final contra Giulia Carna, da Itália. A italiana saiu na frente no placar com um waza-ari, mas Shirlen ganhou a luta de virada, com um ippon. Nas quartas de final, a brasileira perdeu por yuko para Faiza Mokdar da França, indo para a repescagem. Na primeira luta, Shirlen Nascimento conseguiu um yuko contra a russa Kseniia Galitskaia. Assim, ela avançou para a disputa do bronze contra Irina Zueva, também atleta da Rússia que compete como neutra. Shirlen ganhou o duelo por ippon e levou a medalha para casa.
Bianca Reis também competiu na categoria até 57kg. Mas ela foi eliminada na sua primeira luta. Bianca até anotou um yuko contra Tao Yuying, mas a chinesa conseguiu um waza-ari para ganhar o combate.
Sem pódios no masculino
No masculino, os dois representantes do Brasil ficaram fora do pódio. Nos 60kg, Chrystian Silva venceu na primeira rodada, onde superou Chiu Wei-jie, de Taiwan, com um yuko e um waza-ari. Em seguida, ele conseguiu um ippon contra o francês Cedri Revol nas oitavas de final. Mas nas quartas, Chrystian perdeu para o cazaque Magzhan Shamshadin ao receber três shidos. Ele foi para a repescagem, onde foi superado por yuko pelo sul-coreano Lee Harim.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Por fim, na categoria até 66kg, o Brasil contou com Ronald Lima. Ele entrou direto nas oitavas de final, mas perdeu por yuko para o chinês Xue Ziyang.