Caminho do ouro em Paris de Rebeca Silva ganha documentário

Filme mostra bastidores da trajetória de Rebeca Silva, campeã paralímpica no judô em Paris-2024. O lançamento aconteceu no eMuseu do Esporte no Collab Summit
Rebeca Silva judoca
Rebeca Silva durante lançamento de se documentário (Foto: Divulgação)

Protagonista em “O Caminho da Vitória”, a campeã paralímpica Rebeca Silva marcou presença no lançamento do documentário que conta sua trajetória até a medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. O filme, projeto do eMuseu do Esporte, destaca os bastidores da preparação da judoca. Além disso, aborda o contexto social do esporte como ferramenta de inclusão e autonomia. A atleta acredita que o material evidencia as possibilidades que existem para todos, independente de suas características. Ela também pontuou o potencial de transformação do esporte.

“Eu acho que a oportunidade é única. É algo que vai mostrar que a gente pode fazer o que quiser, tendo ou não uma deficiência. E também como o esporte é bonito e transforma vidas. Espero que ainda melhore muito mais, que as pessoas vejam o documentário e queiram seguir o mesmo caminho e saber que não é uma derrota ter uma deficiência.”, contou Rebeca Silva. O lançamento fez parte da programação do Collab Summit, simpósio de tecnologia, empreendedorismo e esporte, no Porto Maravalley, no Rio de Janeiro. O evento possui patrocínio da Faperj e da Nexus, apoio do Sebrae e do Maravalley, e realização da Go Beyond e eMuseu do Esporte.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Luta do esporte paralímpico

Projeto idealizado por Bianca Gama, pesquisadora, empresária e fundadora do eMuseu do Esporte, e pelo cineasta José Eduardo Belmonte, o documentário foi exibido no evento sediado no Porto Maravalley, no Rio de Janeiro. Para Bianca Gama, a produção destaca a luta do esporte paralímpico através da história da Rebeca Silva, judoca na categoria acima de 70kg.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

“O documentário nasceu com o propósito de dar visibilidade a histórias que transformam e inspiram. Rebeca é uma mulher forte, talentosa e extremamente dedicada. Ao contar sua trajetória, queremos romper barreiras, mudar olhares e mostrar a potência que existe no universo paralímpico. É uma honra lançar ‘O Caminho da Vitória’ durante o Collab Summit, um evento que também nasceu com a missão de conectar inovação, inclusão e conhecimento”, destacou a pesquisadora e fundadora do eMuseu do Esporte.

Rafael Zito

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaJudô

Atual campeã olímpica do judô fala sobre ajustes e preparação mental para o Campeonato Mundial de 2025
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro