A seleção brasileira de judô estreou no Campeonato Pan-Americano e Oceania Cadete com 100% de aproveitamento em pódio. O Brasil conquistou medalhas em todas as categorias, somando 16 no total, com dez de ouro. O evento que acontece em Lima, no Peru, começou nesta sexta-feira (18) com lutas entre atletas na categoria de 15 a 17 anos. Os campeões do dia foram Ana Sena, Nicole Marques, Manuela Maia, Mariana Giachini e Olivia Oliveira, no feminino, e Gabriel Cruz, Victor Hugo Silva, Lucas Yamamoto, João Gabriel Moura e César Tristante, no masculino.
- CBV anuncia a lista de inscritos por Bernardinho na VNL masculina
- Pedro e Renato buscam ‘melhorar’ atuação na Etapa de Aracaju
- Campeão em Dubai, Vitor Tavares atropela na estreia no Bahrein
- Brasil dá show e leva 4 ouros no Mundial de judô paralímpico
- Nova geração da esgrima entra em ação no Torneio Nacional
Todos os lutadores convocados pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) saíram da Vila Desportiva Nacional com medalha. A campanha de dez ouros, duas pratas e quatro bronzes manteve a soberania da seleção brasileira no continente, colocando o Brasil no topo do quadro geral de participantes. No total, o país esteve presente em 12 finais, com as duas medalhas de prata conquistadas por Giovanna Imhof e Anna Sperling. Para completar o dia de pódios no Pan-Americano e Oceania Cadete, os bronzes foram ganhos por Sarah Mendes, Fernando Mitsuda, Ruan Vasconcelos e Thiago Santos.
Dez ouros em 12 decisões
Depois do fim das lutas preliminares, a seleção brasileira contou com 12 de seus 16 judocas garantidos para disputar o título do Pan-Americano e Oceania Cadete. O desempenho do Brasil foi positivo, com só duas derrotas em lutas decisivas. Na primeira final, Gabriel Cruz, da categoria 50kg, venceu o canadense Oleksandr Smakula por ippon e faturou sua primeira medalha continental. Na sequência, Ana Sena (40kg) confirmou dobradinha dourada no superligeiro com waza-ari, yuko e ippon contra peruana Ashlee Lopez.
No peso acima, Victor Hugo Silva (55kg) marcou waza-ari e forçou três punições no argentino Esteban Maldonado, ganhando o terceiro ouro do dia. Já entre as mulheres, Giovanna Imhof (44kg) sofreu yuko da estadunidense Amaries Bell no golden score, terminando com a prata. Mais adiante, o Brasil embalou sequência de quatro finais vitoriosas. No masculino, Lucas Yamamoto (60kg) foi campeão com yuko sobre o dominicano Diego Garcia Ramirez e João Moura bateu o estadunidense Luka Tsikarishvili com ippon
Conquistas finais e bronzes
No feminino, Nicole Marques (52kg) conseguiu dois waza-ari na canadense Melody Grenier e Manuela Maia ganhou nas punições (3-2) da canadense Myroslava Bondarenko. Após quatro ouros seguidos, Anna Júlia Sperling (63kg) sofreu três punições contra canadense Maia Thonson e ficou com a prata. Para fechar, César Tristante (90kg) venceu o argentino Tomas Quinteros com estrangulamento, Mariana Gianecchini (70kg) aplicou ippon na canadense Charlie Thibault e Olivia Oliveira (+70kg) dois waza-ari na estadunidense Rhadi Ferguson.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Além das 12 finais, o judô brasileiro ainda conquistou quatro medalhas de bronze no Pan-Americano e Oceania Cadete. A primeira veio com Sarah Mendes (48kg), que imobilizou a chilena Maria Valencia por vinte segundos até o ippon. Já no masculino, Fernando Mitsuda (66kg) superou o argentino Thiago Carvalho por yuko, assim como Ruan Vasconcelos (81kg) levou a melhor contra o estadunidense Shota Kundukhashvili com dois waza-ari e Thiago Santos (+90kg) projetou o peruano Jhon Colazos com ippon.
Liderança no quadro de medalhas
A campanha no primeiro dia, com 16 medalhas garantidas, colocaram o judô do Brasil na dianteira do quadro geral de países. O segundo lugar ficou com o Canadá, com três ouros, cinco pratas e sete bronzes, seguido pelos Estados Unidos, com dois ouros, quatro pratas e quatro bronzes, que completaram o top 3. O Pan-Americano e Oceania continua neste sábado (19), com disputas individuais da classe Júnior. Dezoito atletas vão representar o Brasil a partir das 11h (horário de Brasília).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
A competição acaba no domingo (20), quando as equipes Cadete e Júnior voltam ao tatame para a disputa por equipes mistas, que fecha oficialmente o evento na capital peruana. O Brasil é o atual campeão nas duas classes de idade e vai em busca de defender o título.
Medalhistas do Pan-Americano e Oceania Cadete
Ouro
- 40kg — Ana Sena (Kaizen-AM/FEJAMA)
- 52kg — Nicole Marques (Espaço Marques-DF/FEMEJU)
- 57kg — Manuela Maia (C.R. Flamengo-RJ/FJERJ)
- 70kg — Mariana Giachini (Clube Sakurá-MS/FJMS)
- +70kg — Olivia Oliveira (Minas Tênis Clube-MG/FMJ)
- 50kg — Gabriel Cruz (Assamaca-BA/FEBAJU)
- 55kg — Victor Hugo Silva (Umbra Vasco da Gama-RJ/FJERJ)
- 60kg — Lucas Yamamoto (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
- 73kg — João Gabriel Moura (SESI-SP/FPJ)
- 90kg — César Tristante (São João Tênis Clube-SP/FPJ)
Prata
- 44kg — Giovanna Imhof (Santos Gota de Leite-SP/FPJ)
- 63kg — Anna Sperling (Fusegi Canoas-RS/FGJ)
Bronze
- 48kg — Sarah Mendes (Grêmio Náutico União-RS/FGJ)
- 66kg — Fernando Mitsuda (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
- 81kg — Ruan Vasconcelos (C.R. Flamengo-RJ/FJERJ)
- +90kg — Thiago Santos (Umbra Vasco da Gama-RJ/FJERJ)