Brasil fatura dez medalhas na Copa Pan-Americana júnior

Na busca por pontos para o Jogos Pan-Americanos Assunção 2025, o Brasil foi ao pódio em dez oportunidades da Copa Pan Júnior de judô

Neste domingo (06), o Brasil viu sua bandeira em algum lugar do pódio no Panamá em dez ocasiões. Na Copa Pan-americana júnior de judô, que valia até 200 pontos no ranking de cada categoria visando os Jogos Pan-americanos júnior, os judocas brasileiros fizeram bonito. No total foram quatro ouros, três pratas e três bronzes em oito categorias, com destaque para Sarah Mendes, Matheus Nolasco, Maria Avelino e Andrey Coelho no lugar mais alto.

A sequência de gerações de bons judocas que o Brasil produz não para de dar bons resultados em competições internacionais. Assim, Sarah Mendes derrotou a equatoriana Laura Vásquez na final dos 48kg. Similarmente, como fizeram Matheus Nolasco (-73kg), Maria Avelino (-63kg) e Andrey Coelho (+100kg) para faturar ouro e todos os pontos possíveis. Derrotaram Fahd Fithane (CAN), Catherine Toshkov (CAN) e Kanta Ueyama (EUA), respectivamente, em cada final.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Em duas categorias, o Brasil fez dobradinha no pódio. Primeiramente, com Nicole Marques, que ficou com a prata, e Rafaela Rodrigues, com o bronze, na categoria até 52kg. Em seguida, as posições e metais se repetiram para Maria Eduarda Oliveira e Carolina Marcon na categoria até 70 kg.

Por fim, mais dois pódios para o Brasil. Lucas Takaki perdeu para Christopher Velazco (EUA) na decisão da categoria até 60kg e ficou com a prata. Na mesma categoria, João Pedro Silva foi o sétimo. Já Francisco Schier venceu na repescagem para ficar com o bronze na categoria até 66kg.

Ainda teve Claiton Faria ficando pelo caminho na mesma categoria de Matheus Nolasco. Após o Panamá, Seleção Brasileira ainda terá o Campeonato Pan-Americano e Oceania Júnior, no dia 19 de abril, como último desafio classificatório para Assunção. A etapa distribuirá até 500 pontos, sendo a mais valiosa do ano.

Juvenal Dias
Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em​ Judô

Atual campeã olímpica do judô fala sobre ajustes e preparação mental para o Campeonato Mundial de 2025
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
Daiane dos Santos, Edinanci Silva, Gustavo Kuerten e Afrânio Costa gravaram suas marcas na história do esporte brasileiro
Rosi Andrade, de 27 anos, conquistou a medalha de ouro para o Brasil no Mundial ao vencer na final a judoca turca Ecem Tasin, vice-campeã do mundo em 2022. Além dela, Danilo Silva ganhou a prata