Brasileiros Regionais definem campeões em cinco estados

Competições simultâneas tiveram participação de mais de três mil atletas de 27 federações estaduais. 

Os Campeonatos Brasileiros Regionais movimentaram o calendário nacional de judô no último fim de semana, com a participação de mais de três mil atletas de 27 federações estaduais. 

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

As competições foram realizadas simultaneamente em cinco sedes: Manaus, Aracaju, Simões Filho, Ji-Paraná e Canoas. Os torneios reuniram judocas de cinco diferentes classes de idade e distribuíram vagas para o Campeonato Brasileiro Sub-13 e Sub-15, além de pontos para o ranking nacional das categorias Cadete e Júnior.

Na Região I, sediada em Manaus, o estado do Amazonas liderou o quadro de medalhas com 23 ouros, 16 pratas e 23 bronzes. Piauí e Pará completaram o pódio. Em Aracaju, sede da Região II, Pernambuco foi o campeão geral, seguido por Rio Grande do Norte e Sergipe. O Rio de Janeiro foi o estado com mais medalhas em toda a competição, somando 115 conquistas em Simões Filho, onde ocorreu o Regional III.

Ji-Paraná recebeu os combates da Região IV, onde o Mato Grosso do Sul terminou na liderança. Distrito Federal e Mato Grosso vieram na sequência. Já em Canoas, pela Região V, São Paulo confirmou o favoritismo e conquistou 114 medalhas, sendo 46 de ouro. O Rio Grande do Sul ficou em segundo lugar, seguido pelo Paraná.

Além de classificatórias, os eventos regionais também serviram como espaço de capacitação para os profissionais das federações estaduais, dentro do Programa de Apoio às Federações (PAF), da Confederação Brasileira de Judô (CBJ). O próximo compromisso do calendário será a Seletiva Nacional Sênior, no dia 10 de abril, em São Paulo, que definirá os representantes do Brasil no Campeonato Pan-Americano e Oceania 2025.

+Conheça a medalhista olímpica que trocou o judô pelo futebol 

Gabriel Turolla

Mais em​ Judô

Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Atual campeã olímpica do judô fala sobre ajustes e preparação mental para o Campeonato Mundial de 2025
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
Daiane dos Santos, Edinanci Silva, Gustavo Kuerten e Afrânio Costa gravaram suas marcas na história do esporte brasileiro