Brasil tem dobradinha feminina em primeiro dia de Aberto Europeu

Em Varsóvia, Karol Gimenes e Beatriz Freitas ficam com a prata e o bronze em categoria até 78kg

Dobradinha brasileira no tatames poloneses. No primeiro dia de disputas do Aberto Europeu de Judô, o Brasil subiu ao pódio duas vezes na categoria até 78kg, com Karol Gimenes, conquistando a prata, e Beatriz Freitas, ficando com o bronze.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Karol começou a chave vencendo polonesa e israelense por ippon, e nas quartas bateu a australiana Maria Swan por waza-ari. Na semifinal, depois de forçar terceiro shidô para a adversária, a brasileira eliminou a alemã Lea Schmid e chegou à decisão. Valendo o ouro, Karol perdeu a disputa para outra alemã, a Julie Hoelterhoff, ficando com a prata

Já Beatriz, passou por francesa e ucraniana antes de cair diante da mesma Lea Schmid. Como chegou nas quartas, foi para a repescagem, onde venceu australiana derrotada por Karol para chegar na decisão do bronze. Valendo medalha, aplicou ippon no finalzinho contra francesa Kaila Issoufi, subindo ao pódio.

Outras três brasileiras não avançaram para as disputas de medalha. Na mesma categoria que Karol e Beatriz, Eliza Ramos e Dandara Camilo também estavam presentes, mas caíram na estreia.

Eliza avançou direto para a segunda fase, onde foi derrotada pela holandesa Yael Van Heemst, por um waza-ari. Dandara também esteve de “bye” na primeira fase, entrando no tatame apenas na etapa seguinte, onde foi derrotada pela francesa Kaila Issoufi.

Única brasileira na categoria até 70kg, Danielle Oliveira venceu a eslovaca Ema Fizelova na segunda fase e acabou caindo nas oitavas para a polonesa Aleksandra Kowalewska.

Homens caem cedo

Judô brasileiro teve dois representantes nas chaves masculinas do evento, que não avançaram para o bloco das decisões. Na categoria até 66kg, Henrique Silva estreou contra o espanhol Victor Garcia Osado e venceu com um yuko – pontuação que está de volta às disputas da modalidade. Na rodada seguinte, ele encarou o alemão David Ickes, onde acabou sendo derrotado. Novamente partida foi decidida no yuko.

Na categoria até 73kg, representante verde e amarelo foi Guilherme de Oliveira, que venceu o polonês Adam Kazimierczak na estreia por ippon. Na sequência, mais uma derrota na segunda rodada, para o português Otari Kvantidze, também por ippon.

Gabriel Turolla

Mais em​ Judô

Atual campeã olímpica do judô fala sobre ajustes e preparação mental para o Campeonato Mundial de 2025
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
Daiane dos Santos, Edinanci Silva, Gustavo Kuerten e Afrânio Costa gravaram suas marcas na história do esporte brasileiro
Rosi Andrade, de 27 anos, conquistou a medalha de ouro para o Brasil no Mundial ao vencer na final a judoca turca Ecem Tasin, vice-campeã do mundo em 2022. Além dela, Danilo Silva ganhou a prata