RJ e SP sediam Brasileiros Regionais neste final de semana

Brasileiros Regionais: Disputas da Região III acontecem no Rio, e da Região V em Itapecerica da Serra. Confira!

As Federações do Rio e de São Paulo sediam neste final de semana os Campeonatos Brasileiros das Regiões III e V, respectivamente a partir desta sexta-feira (13)

A Região III, que reúne apenas judocas dos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, teve 725 atletas pré-inscritos, dos quais 328 são do estado anfitrião. As disputas acontecerão no Velódromo do Parque Olímpico da Barra, legado dos Jogos Rio 2016.

Veja a programação completa da Região III

Na Região V, por outro lado, lutarão no ginásio Poliesportivo Antonio Baldusco, em Itapecerica da Serra, os atletas dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Esse evento teve 967 atletas pré-inscritos, sendo 451 de São Paulo, com a maior delegação.

Veja a programação completa da Região V

As etapas regionais contemplam disputas nas classes Sub 13, Sub 15, Sub 18, Sub 21 e Sênior.

Entre os inscritos nas classes sênior estão alguns atletas da seleção brasileira principal como Diego Santos (66kg), Eduardo Bettoni (90kg), Gustavo Assis (90kg), Ruan Isquierdo (+100kg), David Moura (+100kg), Jéssica Pereira (52kg), Kamilla Silva (57kg), Tamires Crude (57kg) e Danielle Karla Oliveira (63kg), todos na Região III.

Na Região V, destacam-se entre os inscritos os quatro ligeiros da seleção, Eric Takabatake (SP), Phelipe Pelim (SP), Felipe Kitadai (RS) e Raphael Miaque (RS), além de Charles Chibana (SP), Marcelo Contini (SP), Leandro Guilheiro (SP), Eduardo Yudy (SP), Rafael Macedo (RS), Rafael Buzacarini (SP), Eleudis Valentim (SP), Barbara Timo (SP), Maria Suelen Altheman (+78kg), entre outros.

A etapa Regional é um dos eventos que valem ponto no Ranking Nacional Sênior da CBJ. O campeão leva 65 pontos. No fechamento do ranking, o líder de cada categoria se classifica diretamente para a seleção principal. Entenda o sistema completo aqui.

Giovana Pinheiro
Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em​ Judô

Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Atual campeã olímpica do judô fala sobre ajustes e preparação mental para o Campeonato Mundial de 2025
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
Daiane dos Santos, Edinanci Silva, Gustavo Kuerten e Afrânio Costa gravaram suas marcas na história do esporte brasileiro