Com equipe jovem, Brasil disputa Grand Prix de Tbilisi

Brasil disputa Grand Prix de Tbilisi, na Geórgia, neste final de semana. Seleção com média de idade de 21 anos terá 15 atletas na competição que começa na próxima sexta-feira (30).

O judô brasileiro disputará a partir, desta sexta-feira (30), o Grand Prix de Tbilisi, na Geórgia. A campeã olímpica Sarah Menezes, que completa 28 anos nesta segunda-feira, é a mais experiente do grupo cuja média de idade é de 21 anos.

Entre os destaques dessa jovem equipe estão os campeões mundiais júnior Rafael Macedo (90kg) e Daniel Cargnin (66kg), o vice-campeão mundial júnior Leonardo Gonçalves (100kg), além do vice-campeão mundial juvenil Michael Marcelino (66kg). Ao lado deles na seleção masculina estão ainda Ítalo Carvalho (60kg), Jeferson Santos Júnior (73kg), David Lima (73kg), Gustavo Assis (90kg) e Jonas Inocêncio (+100kg).

No feminino, além de Sarah, a seleção terá Tamires Crude (57kg), Kamila Silva (57kg), Alexia Castilhos (63kg), Yanka Pascoalino (63kg) e Bruna Silva (70kg). Dos 15 convocados para esta competição, seis judocas são estreantes na seleção principal no Circuito Mundial da FIJ: Kamila, Bruna, Ítalo, Jeferson, David e Jonas.

A comissão técnica do Brasil em Tbilisi terá a presença do técnico convidado Antonio Carlos Pereira, o Kiko, treinador da Sogipa e eleito o melhor técnico Brasil em 2017 ao lado de Mario Tsutsui, treinador da seleção feminina de judô do Brasil. Além dele, a japonesa Yuko Fujii auxiliará os atletas nos combates.

Confira a programação do Grand Prix de Tbilisi:

Preliminares – 3h (horário de Brasília)
Finais – 9h (horário de Brasília)

Quinta-feira (29) – Sorteio

Sexta-feira (30)
Sarah Menezes (48kg)
Kamila Silva (57kg)
Tamires Crude (57kg)
Ítalo Carvalho (60kg)
Daniel Cargnin (66kg)
Michael Marcelino (66kg)

Sábado (31)
Alexia Castilhos (63kg)
Yanka Pascoalino (63kg)
Bruna Silva (70kg)
Jeferson Santos Júnior (73kg)
David Lima (73kg)

Domingo (01)
Rafael Macedo (90kg)
Gustavo Assis (90kg)
Leonardo Gonçalves (100kg)
Jonas Inocêncio (+100kg)

Comissão Técnica
Katherine Campos – Chefe de Delegação
Yuko Fujii – Técnica
Antonio Carlos Pereira – Técnico
Glaucio Paredes – Fisioterapeuta
Marco Mieres – Fisioterapeuta

Marina Balbino

Mais em​ Judô

Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Atual campeã olímpica do judô fala sobre ajustes e preparação mental para o Campeonato Mundial de 2025
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
Daiane dos Santos, Edinanci Silva, Gustavo Kuerten e Afrânio Costa gravaram suas marcas na história do esporte brasileiro