Sem Mayra Aguiar, lista do Mundial de Abu Dhabi é divulgada

Tricampeã mundial segue programação diferenciada para Paris-2024 e “desfalca” seleção que vai para os Emirados Árabes

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) divulgou a lista de 18 atletas que vão representar o Brasil no Campeonato Mundial de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. A competição, realizada entre 19 e 24 deste mês, é a última do Circuito Mundial antes dos Jogos Olímpicos. O principal destaque foi a ausência da medalhista olímpica Mayra Aguiar. 

Em contato, a assessoria de Mayra Aguiar informou que ela “vem com uma programação diferenciada” e que no ano passado disputou alguns Grand Slams com resultados positivos. Agora, “está completamente focada para os Jogos de Paris”. Mayra ainda não disputou nenhum torneio internacional em 2024.

Além disso, a CBJ também afirmou que o principal foco do Brasil no Mundial de Abu Dhabi será assegurar pontos para classificar mais quatro judocas aos Jogos Olímpicos. Também já garantidos em Paris, Rafaela Silva e Rafael Silva “Baby” não estão na lista.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Vagas em disputa

Dentro dessa lógica, a CBJ chamou judocas que ainda disputam internamente a vaga olímpica. São os casos de Amanda Lima e Natasha Ferreira nos 48kg; Ketleyn Quadros e Nauana Silva nos 63kg; Ellen Froner e Luana Carvalho nos 70kg; e Michel Augusto nos 60kg. Ele já está na zona de classificação direta, mas precisa de mais pontos para não correr o risco de ser ultrapassado. 

Dos atletas já convocados para os Jogos Olímpicos, dez vão estar em Abu Dhabi, são eles: Larissa Pimenta (52kg), Beatriz Souza (+78kg), Willian Lima (66kg), Daniel Cargnin (73kg), Guilherme Schimidt (81kg), Rafael Macedo (90kg) e Leonardo Gonçalves (100kg). Além de manter ritmo competitivo, alguns também buscam posições melhores para chegarem como cabeças-de-chave em Paris.

Lista completa

Feminino

48kg — Amanda Lima (Minas Tênis Clube/FMJ)
48kg — Natasha Ferreira (Sociedade Morgenau/F.PR.JUDÔ)
52kg — Larissa Pimenta (E.C. Pinheiros/FPJ)
57kg — Jéssica Lima (Sogipa/FGJ)
63kg — Ketleyn Quadros (Sogipa/FGJ)
63kg — Nauana Silva (E.C. Pinheiros/FPJ)
70kg — Ellen Froner (E.C. Pinheiros/FPJ)
70kg — Luana Carvalho (Umbra-Vasco da Gama/FJERJ)
+78kg — Beatriz Souza (E.C. Pinheiros/FPJ)

Masculino

60kg — Michel Augusto (SESI-SP/FPJ)
66kg — Willian Lima (E.C. Pinheiros/FPJ)
73kg — Daniel Cargnin (Sogipa/FGJ)
81kg — Gabriel Falcão (Instituto Reação/FJERJ)
81kg — Guilherme Schimidt (Minas Tênis Clube/FMJ)
90kg — Marcelo Gomes (C.R. Flamengo/FJERJ)
90kg — Rafael Macedo (Sogipa/FGJ)
100kg — Leonardo Gonçalves (Sogipa/FGJ)
100kg — Rafael Buzacarini (E.C. Pinheiros/FPJ)

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Judô

No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
Daiane dos Santos, Edinanci Silva, Gustavo Kuerten e Afrânio Costa gravaram suas marcas na história do esporte brasileiro
Rosi Andrade, de 27 anos, conquistou a medalha de ouro para o Brasil no Mundial ao vencer na final a judoca turca Ecem Tasin, vice-campeã do mundo em 2022. Além dela, Danilo Silva ganhou a prata
“Beatrizes” quase completam bingo da participação brasileira em todos os pódios femininos. Beatriz Freitas foi bronze, enquanto a campeã, Bia Souza, ficou em 5º