Baby cai na repescagem, e Brasil volta sem medalhas de Baku

Na repescagem, Rafael Silva sofre ippon no golden score e encerra campanha brasileira no Grand Slam de Baku

O Brasil encerrou o Grand Slam de judô do Baku sem medalhas. Neste domingo (18), último dia de lutas na capital do Azerbaijão, o país foi representado por seis judocas em quatro categorias. O medalhista olímpico Rafael Silva, carinhosamente conhecido como Baby, ficou perto do pódio, mas acabou eliminado na repescagem.

Top 20 do ranking olímpico na categoria acima de 100kg, Rafael Silva iniciou sua campanha em Baku nas oitavas de final. Ele teve pela frente Arzen Kadzaev, sem bandeira, e venceu após o adversário receber o terceiro shido no golden score. Em seguida, perdeu as quartas para o local Dzhamal Gamzatkhanov com um ippon.

Apesar da derrota, Baby ganhou outra chance de subir ao pódio na repescagem. Na semifinal da briga pelo bronze, o judoca brasileiro encarou o holandês Jur Spijkers, que venceu a luta com um waza-ari no golden score. Dessa forma, o brazuca deu adeus às chances de medalha no Grand Slam de judô de Baku. 

Outros brasileiros

Na categoria até 100kg, Rafael Buzacarini foi eliminado nas oitavas de final, enquanto Leonardo Gonçalves caiu na primeira luta. Giovani Ferreira se despediu na estreia dos 90kg. No mesmo peso, Marcelo Gomes venceu a primeira, mas caiu no duelo seguinte válido pelas oitavas. Nos 78kg feminino, Karol Gimenes perdeu para judoca alemã também na estreia.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Judô

Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Atual campeã olímpica do judô fala sobre ajustes e preparação mental para o Campeonato Mundial de 2025
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
Daiane dos Santos, Edinanci Silva, Gustavo Kuerten e Afrânio Costa gravaram suas marcas na história do esporte brasileiro