Reação é campeão do Meeting Nacional Sub-18 e Sub-21

Clube carioca conquistou 14 medalhas e sagrou-se campeão geral do Meeting Nacional Sub-18 e Sub-21 de judô

O Meeting Nacional Sub-18 e Sub-21 reuniu mais de 400 judocas na última semana, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, e definiu os primeiros medalhistas do ano em competições nacionais do judô. Com 11 medalhas conquistadas, o Instituto Reação (RJ) foi o grande campeão geral das duas classes de idade e pôde receber o Troféu Geraldo Bernardes, uma homenagem ao sensei que ajudou a fundar o clube.

“Sediar a competição faz com que os atletas estejam acostumados com o espaço. Ter a torcida gritando, com todo o time reunido e familiares também ajuda, além do evento ser em homenagem ao sensei Geraldo. Qualquer coisa que fizermos para ele ainda vai ser pouco, devido a tudo o que ele fez pelo projeto e pelas crianças que ajudou a transformar. Acho que isso tudo deu força para conseguirmos o resultado”, avaliou Raquel Silva, treinadora do Reação.

O Instituto Reação conquistou dois ouros e duas pratas no sub-18, mesmo número do Pinheiros (SP), mas terminou na liderança por também ter três bronzes. Já a terceira colocação ficou com o SESI-SP (SP), que conquistou dois ouros, uma prata e dois bronzes.

Já no Sub-21, o clube carioca fechou o evento com mais dois ouros, duas pratas e três bronzes. A Sogipa (RS) ficou em segundo lugar, com seis medalhas (dois ouros, uma prata e três bronzes). Por fim, completando o pódio, o Pinheiros (SP) terminou em terceiro com dois ouros e três bronzes.

Os líderes do Ranking Nacional após o Meeting Nacional de judô garantiram vaga no primeiro Estágio Nacional do ano. Será na Croácia, de 13 a 20 de março, para o Sub-18, e na Alemanha, de 20 a 27 do mesmo mês, para o Sub-21. A lista de convocados será divulgada pela CBJ em breve.

*Da Confederação Brasileira de Judô (CBJ)

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Judô

Atual campeã olímpica do judô fala sobre ajustes e preparação mental para o Campeonato Mundial de 2025
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
Daiane dos Santos, Edinanci Silva, Gustavo Kuerten e Afrânio Costa gravaram suas marcas na história do esporte brasileiro
Rosi Andrade, de 27 anos, conquistou a medalha de ouro para o Brasil no Mundial ao vencer na final a judoca turca Ecem Tasin, vice-campeã do mundo em 2022. Além dela, Danilo Silva ganhou a prata