Depois de um ótimo primeiro dia de disputa no Equador, o Brasil conquistou mais sete medalhas neste domingo (2) e fechou o Open de Guayaquil de judô com 18 conquistas totais. Ao todo, a equipe brasileira levou 30 judocas, que buscaram, além de um lugar no pódio, pontos importantes para o ranking organizado pela Confederação Pan-Americana de Judô para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Dessa forma, os nove melhores atletas ao fim do período classificatório, com o limite de um por país, se classificam para o Pan-Americano. Além disso, completam a chave um representante do Chile, além dos vencedores do Pan-Americano Juvenil de Cali, que ocorreu em 2021.
- Corinthians bate Ourinhos fora de casa e chega a 10 vitórias na LBF
- Brandonn Almeida quebra recorde e Minas segue na liderança
- Corinthians vence clássico e assume liderança no Paulistão
- Diretor de Marketing da Adidas fala sobre estreia da marca no COB
- Minas aposenta Marquinhos e avança à semifinal do NBB
No masculino, Leonardo Gonçalves conquistou a medalha de ouro na categoria até 100 kg, em uma final contra o compatriota Rafael Buzacarini. Além disso, Giovani Ferreira levou o bronze no 90 kg, enquanto Tiago Palmini ficou em terceiro na classe +100 kg.
Já no feminino, as destaques foram Alexia Castilhos (70 kg), Samanta Soares (78 kg) e Giovana Santos (+78 kg), que conquistaram o bronze. Além disso, a jovem Beatriz Freitas acabou em quinto lugar na categoria até 78 kg.
Guilherme Schmidt (81 kg), Henrique Bothomé (81 kg), entre os homens, e Millena Silva (78 kg), na disputa feminina, perderam seus duelos de estreia e se despediram cedo no Open de Guayaquil. Por fim, os judocas Rafael Macedo e Marcelo Gomes abandonaram a competição por conta de lesão.