Ellen Santana perde disputa pelo bronze e fica em 5º no Grand Slam de Paris

Ellen Santana leva waza-ari a 12s do fim da disputa pelo bronze e conquista o melhor resultado do Brasil no Grand Slam de Paris

No segundo e último dia do Grand Slam de judô de Paris, na França, Ellen Santana conquistou o melhor resultado do Brasil na tradicional competição francesa. Neste domingo (17), ela chegou até a disputa pelo bronze, mas acabou derrotada nos minutos finais, terminando em quinto lugar. Além dela, Lucas Lima também bateu na trave, ficando em sétimo.

Para chegar à disputa do bronze, Ellen Santana (70kg) estreou direto nas quartas de final e venceu a britânica Katie Yeats-Brown com um waza-ari. Na sequência, ela teve uma pedreira, encarando a japonesa Saki Niizoe na semifinal. A brasileira acabou, então, perdendo a luta após sofrer um ippon, ficando fora da final.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Já na disputa pelo bronze, ela encarou a holandesa Hilde Jager em uma luta bastante equilibrada. Ellen Santana chegou a levar dois shidos, mas o combate parecia se encaminhar para o golden score. No entanto, faltando 12s para o fim do tempo regulamentar, a holandesa encaixou um waza-ari e acabou saindo vitoriosa.

Veja a estreia de Ellen Santana:

Já Lucas Lima (100kg) chegou perto de disputar uma medalha. Ele entrou direto nas oitavas e derrotou o mongol Batkhuyag Gonchigsuren por ippon. Nas quartas de final, entretanto, o brasileiro sofreu um ippon e foi superado pelo croata Zlatko Kumric. Assim, ele foi para a disputa da repescagem, mas perdeu novamente, desta vez para o francês Cedric Olivar, perdendo a chande de disputar o bronze e ficando em 7º lugar no Grand Slam de Paris.

Veja a vitória de Lucas Lima na estreia:

Mais Brasil

Além de Ellen Santana e Lucas Lima, o Brasil teve mais três representantes neste domingo (17). Na primeira luta do dia, Guilherme Schimidt (81kg) foi punido com hansoku make e desclassificado do Grand Slam de Paris. Ele aplicou uma chave de braço no canadense Constantin Gabun e a arbitragem entendeu que o golpe foi irregular.

Na sequência, Marcelo Gomes (90kg) forçou duas punições contra o russo David Oganisian, mas acabou levando um waza-ari a poucos segundos do fim da luta, sendo eliminado na primeira rodada. Por fim, João Cesarino (+100kg) entrou direto nas oitavas, mas parou diante do francês Joseph Terhec, que aplicou um ippon no fim do combate.

Vale lembrar que no primeiro dia do Grand Slam de judô de Paris, nenhum dos cinco brasileiros avançou às finais. O melhor desempenho foi o de Natasha Ferreira, a única que conseguiu vencer uma luta, mas que acabou eliminada ainda nas oitavas de final.

Colaboração OTD

Mais em​ Judô

Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Atual campeã olímpica do judô fala sobre ajustes e preparação mental para o Campeonato Mundial de 2025
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
Daiane dos Santos, Edinanci Silva, Gustavo Kuerten e Afrânio Costa gravaram suas marcas na história do esporte brasileiro