Maria Suelen fatura bronze e impede Brasil de passar em branco em Tel Aviv

Maria Suelen Altheman derrotou Melissa Mojica, de Porto Rico, na disputa pelo bronze e conquistou a única medalha do Brasil no Grand Slam de Tel Aviv

Após a quinta-feira e a sexta-feira muito ruins para o judô brasileiro no Grand Slam de Tel Aviv, Maria Suelen Altheman foi a salvadora da pátria ao ganhar a única medalha para o país na competição. A brasileira conquistou o bronze ao derrotar a portorriquenha Melissa Mojica por ippon numa luta que durou pouco mais de um minuto. Depois que conseguiu um wazzari, ela imobilizou a adversária e finalizou o combate.

Mas o resultado de Maria Suelen poderia ter sido ainda melhor se ela não tivesse sido derrotada na semifinal por Rochele Nunes, que ficou com a medalha de prata após ser derrotada por Romane Dicko na final por ippon.

O curioso é que Rochele Nunes, atualmente com 31 anos, decidiu mudar de país para poder ter chances de ir para uma Olimpíada, já que no Brasil a concorrência era muito grande não só com Maria Suelen Altheman, mas também com Beatriz Sousa.

Atualmente, as três estão entre as melhores do mundo. Suelen é terceira colocada no ranking, enquanto Beatriz Sousa é a sétima e Rochele Nunes é a 12ª. A vencedora do Grand Slam de Tel Aviv, Romane Dicko é a décima do mundo.

No confronto entre as duas neste sábado, Maria Suelen Altheman levou um wazzari e depois foi para cima de Rochele Nunes, mas sofreu o terceiro shido por uma pegada irregular e a brasileira naturalizada portuguesa venceu por ippon.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Antes do confronto contra Rochele Nunes, Maria Suelen Altheman conseguiu uma virada incrível na estreia contra a sérvia Milica Zabic. A adversária vencia por um wazzari, mas a brasileira buscou a projeção, imobilizou a rival e venceu por ippon.

Depois, nas quartas de final, Maria Suelen Altheman bateu a israelense Raz Hershko por wazzari para se garantir na semifinal.

Além de Maria Suelen Altheman, outros dois brasileiros estiveram nos tatames do Grand Slam de Tel Aviv neste sábado. Na categoria até 90 kg, Rafael Macedo perdeu na estreia para o polonês Piotr Kuczera por ippon.

Já Leonardo Gonçalves, na 100 kg, derrotou Simeon Catharina, da Holanda, nas oitavas de final.

Mas parou em Thomas Briceño, do Chile, nas quartas.

Colaboração OTD

Mais em​ Judô

Atual campeã olímpica do judô fala sobre ajustes e preparação mental para o Campeonato Mundial de 2025
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
Daiane dos Santos, Edinanci Silva, Gustavo Kuerten e Afrânio Costa gravaram suas marcas na história do esporte brasileiro
Rosi Andrade, de 27 anos, conquistou a medalha de ouro para o Brasil no Mundial ao vencer na final a judoca turca Ecem Tasin, vice-campeã do mundo em 2022. Além dela, Danilo Silva ganhou a prata