Eduardo Barbosa e Phelipe Pelim ganham ouro para o Brasil no Aberto de Glasgow

Dois brasileiros conquistaram a medalha de ouro no Aberto Europeu de Glasgow de judô. Na categoria 60kg, Phelipe Pelim venceu três das suas quatro lutas por ippon para subir ao lugar mais alto do pódio. Já Eduardo Barbosa (foto) teve uma caminhada mais complicada na 73kg, teve que passar por uma prorrogação na semifinal e só garantiu a conquista na decisão por shidô, como adversário recebendo duas punições da arbitragem.

A campanha de Phelipe Pelim foi praticamente perfeita. O judoca passou por ippon pelo americano Joseph Martinez e pelo holandês Bas Koffijberg. O combate mais difícil foi na semifinal contra o alemão Philip Graf, o único que o brasileiro teve que lutar até o fim para vencer por wazzari. Já a final não durou nem dois minutos. Pelim não deu chances a Joaquin Gomis, da Espanha, e logo conseguiu o ippon.

Na categoria até 73kg, Eduardo Barbosa passou pelo Philipp Mackeldey, da Alemanha, com um wazzari e bateu por ippon o britânico Aaron Turner. Na semifinal contra o francês Lucas Otmane, a decisão aconteceu apenas na prorrogação com um wazzari a favor do brasileiro. A final contra o português Luís Carmo foi dura e equilibrada. A definição aconteceu por shidô. Carmo recebeu duas punições contra uma de Barbosa, que ficou com a medalha de ouro.

Outro brasileiro a subir no pódio foi Gabriel Pinheiro com a medalha de bronze na categoria até 66kg. Ele perdeu na segunda luta para o francês Alexander Mariani, mas reagiu na repescagem e chegou à medalha ao derrotar Robin Corrado e ficar com o bronze.

Vitor Carvalho (60kg), Jose Sitonio (66kg), Daniel Cargnin (66kg), Lucas Godoy (66kg), Igor Pereira (73kg) e Lincoln Neves (73kg) também lutaram nesta manhã, mas não avançaram às fases finais. Na parte da tarde, o judô masculino brasileiro será representado por Rafael Macedo (81kg), Eduardo Yudi Santos (81kg),  Gustavo Assis (90kg), Eduardo Faria (90kg), Gabriel Souza (100kg), Leonardo Faria (100kg), João Marcos Cesarino (+100kg) e Juscelino Nascimento (+100kg).

 

 

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Judô

Atual campeã olímpica do judô fala sobre ajustes e preparação mental para o Campeonato Mundial de 2025
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
Daiane dos Santos, Edinanci Silva, Gustavo Kuerten e Afrânio Costa gravaram suas marcas na história do esporte brasileiro
Rosi Andrade, de 27 anos, conquistou a medalha de ouro para o Brasil no Mundial ao vencer na final a judoca turca Ecem Tasin, vice-campeã do mundo em 2022. Além dela, Danilo Silva ganhou a prata