Seleção brasileira sai do World Masters de mãos abanando

Com participação repleta de eliminações precoces, melhor resultado foram dois quintos lugares de Maria Suelen Altheman e David Moura

A seleção brasileira de judô sai do World Masters sem nenhuma medalha. Mais do que isso, a equipe que foi a Qingdao colecionou derrotas e consequentes eliminações precoces na competição que reuniu, na China, os 36 melhores atletas de cada categoria na temporada.

Os dois melhores resultados foram obtidos no sábado (14), último dia do torneio. Maria Suelen Altheman (+78kg) e David Moura (+100kg) chegaram na disputa pela medalha de bronze, mas acabaram derrotados. Deixam a competição com o quinto lugar.

David Moura caiu ainda no primeiro minuto da luta, projetado com facilidade pelo holandês Henk Grol (assista abaixo a partir do 1min35). Maria Suelen perdeu nas punições para a sul-coreana Kim Hayun, sendo que a terceira e última foi por ela ter pisado fora da área de luta.

Beatriz Souza (+78kg) conseguiu chegar na repescagem após vencer as duas primeiras lutas e perder nas quartas de final. Foi derrotada na tentativa de voltar ao caminho do pódio e sai da competição com o sétimo lugar.

O World Masters é o segundo campeonato mais importante do ano em termos de pontuação para o ranking mundial. Distribui para o campeão 1,8 mil pontos, abaixo apenas do Mundial, que dá 2 mil para os vencedores. O ranking é base para a classificação olímpica.

+ Brasileiros caem bem cedo no primeiro dia do World Masters

Quedas e mais quedas em Qingdao

Além dos três, catorze atletas brasileiros foram ao tatame nos três dias de World Masters de judô. Destes, dez perderam na primeira luta. Nem Mayra Aguiar (78kg), que foi a seis pódios em dez torneios no ano, escapou.

Ela, Daniel Cargnin (66kg), Rafael Macedo (90kg) e Maria Portela (70kg) foram cabeça de chave e, portanto, estrearam na segunda rodada.

Eric Takabatake, no World Masters de judô
Takabatake caiu na primeira rodada (Emanuele di Feliciantonio/IJF)

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Eric Takabatake (60kg), Eduardo Yudy (81kg), Rafael Buzacarini (100kg), Gabriela Chibana (48kg), Larissa Pimenta (52kg) e Aléxia Castilhos (63kg) caíram na primeira rodada mesmo.

Felipe Kitadai (60kg), Phelipe Pelim (60kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Rafael Silva (+100kg) ainda venceram a primeira luta, mas não passaram da segunda rodada.

André Rossi
Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu ‘in loco’ os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em​ JudôPlaneta Ippon

Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Atual campeã olímpica do judô fala sobre ajustes e preparação mental para o Campeonato Mundial de 2025
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
Daiane dos Santos, Edinanci Silva, Gustavo Kuerten e Afrânio Costa gravaram suas marcas na história do esporte brasileiro