“Chegou o momento deles”, diz Rafaela Silva sobre estreantes

A campeã olímpica Rafaela Silva embarcou com a seleção feminina de judô nesta quinta-feira (29) para Castelldefels, na Espanha. A equipe participará de um treinamento de campo internacional como parte da preparação para o Campeonato Mundial. Em entrevista exclusiva ao Olimpíada Todo Dia, a medalhista de ouro falou sobre a chegada de atletas mais jovens à seleção, que contará com quatro estreantes no torneio.

“Renovação sempre tem. Quando eu fiz a minha primeira seletiva para a seleção eu tinha 16 anos, em 2008, e comecei a competir já em 2009. Em 2009 mesmo eu consegui a vaga para disputar o meu primeiro Campeonato Mundial, fiquei em 5º e cheguei bem próxima de uma medalha. Acho que a parte da renovação é importante para dar motivação. Se você tem os mesmos atletas, os mais novos vão achar que nunca podem chegar. Chegou o momento deles e espero que aproveitem da melhor maneira possível”, afirmou a judoca. Rafaela, uma das mais experientes do grupo, falou sobre como a equipe acolhe os atletas mais jovens.

“O que a gente pode fazer é trata-las da melhor maneira possível para elas se sentirem dentro da equipe. Foi o que fizeram quando eu cheguei à seleção, me acolheram da melhor maneira. Leandro Guilheiro e Thiago Camilo me ajudavam durante o treino. É o que a gente pode fazer para elas terem um bom resultado, bom desempenho nas competições”, explicou.

Preparação para o Mundial

Em entrevista ao OTD, Ney Wilson, gestor de alto rendimento da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), falou sobre a importância dos treinamentos internacionais nos preparativos para o Mundial. Rafaela garantiu que a seleção vai aproveitar a oportunidade na Espanha para ajustar os detalhes para a disputa.

“A gente tem que aproveitar da melhor maneira possível, selecionar bastante o treino, segurar bem no kimono dos atletas que a gente tem mais dificuldade nas competições para não ter nenhuma surpresa. Temos que ver o que está precisando ajustar, o que pode melhorar para ter um bom desempenho no Campeonato Mundial”, comentou. O último treinamento de campo da equipe terminou no dia 22 de junho, em Tóquio, no Japão. A equipe aproveitou para conhecer a cidade de Hamamatsu, sede do judô brasileiro durante os Jogos Olímpicos de 2020.

“Foi bem legal ver a instalação, o clima do pessoal. Tem bastante brasileiro lá na cidade e todo mundo acolheu a gente como se eles fossem brasileiros também. Eles falavam que moram lá no Japão, mas nas Olimpíadas a torcida vai ser para o Brasil”, comentou.

Campeonato Mundial de Judô

O Campeonato Mundial de Judô será disputado em Budapeste, na Hungria, entre os dias 28 de agosto e 3 de setembro. As seleções masculina e feminina foram convocadas para o torneio em anúncio na manhã desta quinta-feira (29). Os nomes foram escolhidos com base no ranking da modalidade. A seleção feminina treina em Castelldefels, na Espanha, entre os dias 1º e 8 de julho. O time masculino, por sua vez, viaja para Houlgate, na França, onde treina entre os dias 17 e 27 do mesmo mês. As duas equipes participam de treinamento de campo em Pindamonhangaba (SP) entre os dias 6 e 12 de agosto. Por fim, o grupo participa de uma aclimatação para o Campeonato Mundial em Paris do dia 19 ao dia 26 de agosto.

Júlia Belas
Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary’s University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em​ Judô

Atual campeã olímpica do judô fala sobre ajustes e preparação mental para o Campeonato Mundial de 2025
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
Daiane dos Santos, Edinanci Silva, Gustavo Kuerten e Afrânio Costa gravaram suas marcas na história do esporte brasileiro
Rosi Andrade, de 27 anos, conquistou a medalha de ouro para o Brasil no Mundial ao vencer na final a judoca turca Ecem Tasin, vice-campeã do mundo em 2022. Além dela, Danilo Silva ganhou a prata