Brasil conquista duas pratas no GP de Budapeste

O sábado foi de mais conquistas para o Brasil no Grand Prix de judô de Budapeste. João Macedo (81kg) e Ketleyn Quadros (63kg) faturaram a medalha de prata e, assim, o Brasil encerra o segundo dia de competições com três medalhas no total, juntando o ouro de Rafaela Silva na última sexta-feira.

A primeira brasileira a subir no pódio neste sábado foi Ketleyn. Em luta apertada com a japonesa Masako Doi, ela sofreu três punições contra duas da adversária e ficou com a medalha de prata. Ao todo, a brasileira venceu quatro lutas nas preliminares, marcou três ippons e três waza-aris na competição.

Após a conquista, Ketleyn comemorou o resultado: “Com certeza uma medalha no circuito internacional traz confiança para o Mundial no sentido de estarmos no caminho certo. Tenho que agradecer os treinos feitos pela Confederação Brasileira, comprometida com a causa de 2020. Sem dúvida é o início de uma caminhada e com certeza não faltará esforço da nossa parte, principalmente da minha”.

Na sequência, foi a vez de João Pedro Macedo. Na grande final, Tato Grigalashvili, da Georgia, conseguiu dois waza-ari sobre o brasileiro e ficou com a medalha de ouro. Vale destacar o grande duelo do brasileiro na semifinal, quando por um waza-ari, mas conseguiu buscar a projeção perfeita e derrotou Madickson Del Orbe por ippon.

Esta foi a primeira medalha de Grand Prix do João, lembrando que há uma semana, seu irmão Rafael foi bronze em Montreal! Ele também celebrou o grande resultado: “Essa é minha primeira medalha em Grand Prix, estou muito agradecido por tudo que aconteceu hoje. Consegui fazer boas lutas e agora o treino segue para os próximos desafios”.

+ CONFIRA A PÁGINA DO JUDÔ NO PAN

Outros brasileiros entraram em ação neste sábado também, mas acabaram ficando fora do pódio. Maria Portela disputou a medalha de bronze, mas acabou ficando na quinta colocação. O resultado foi definido nas punições distribuídas pela arbitragem: 3 shidos para a brasileira e 2 para a canadense Zupancic.

Na categoria 73kg, Jeferson Santos Junior foi eliminado na terceira rodada pelo japonês tricampeão mundial Masashi Ebinuma e volta a compor a seleção nos Jogos Pan-Americanos de Lima. Em outra chave, Leandro Guilheiro parou ainda na primeira rodada diante do português Anri Egutidze, nas punições. Além deles, Ellen Froner (70kg), também parou na primeira rodada diante da chinesa Xiaoqian Sun.

Fernanda Zalcman

Mais em​ Judô

Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Atual campeã olímpica do judô fala sobre ajustes e preparação mental para o Campeonato Mundial de 2025
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
Daiane dos Santos, Edinanci Silva, Gustavo Kuerten e Afrânio Costa gravaram suas marcas na história do esporte brasileiro