Antes de Lima, Aléxia Castilhos ganha bronze no judô em Montreal

Brasileira dos 63kg venceu três das quatro lutas que fez na primeira edição do Grand Prix de Montreal, no Canadá

A brasileira Aléxia Castilhos, integrante da seleção brasileira de judô que vai aos Jogos Pan-Americanos de Lima, conquistou a medalha de bronze do Grand Prix de Montreal, no Canadá. Foi neste sábado (6), no segundo dia da primeira edição da competição realizada naquela cidade.

Eduardo Katsuhiro chegou a lutar pela medalha de bronze, mas acabou derrotado pelo canadense Antoine Bouchard em uma bela imobilização.

A medalha de Aléxia Castilhos (63kg) veio no golden score da luta contra a israelense Gili Sharir. Encaixou um waza-ari quase um minuto depois que o tempo extra começou (veja abaixo, a partir do 6min30). Foi a única luta longa da brasileira e a única não resolvida no ippon. As três outras foram rápidas e resolvidas com o golpe perfeito.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=9jlhWy8ZERE[/embedyt]

 

Primeiro Aléxia Castilhos venceu a canadense Camelia Pitsilis, depois perdeu para a britânica Amy Livesey e voltou na repescagem vencendo a alemã Vivian Herrmann.

Foi a primeira medalha da brasileira no ano. Ela começou a temporada com resultados fracos e em Antalya começou a melhorar um pouco. Em abril chegou a brigar por medalha no Campeonato Pan-Americano de judô e acabou em quinto. Nos Jogos Pan-Americanos de Lima, compete no dia 10 de agosto a partir das 17h.

GUIA PAN 2019 CALENDÁRIO    NOTÍCIAS

Eduardo Katsuhiro perde para anfitriões

Eduardo Katsuhiro (73kg) tropeçou nos canadenses, motivados por representarem o Canadá no primeiro Grand Prix de Montreal. O brasileiro venceu o polonês Wiktor Mrowczynski na primeira luta e depois perdeu para Arthur Margelidon. A seguir se recuperou na repescagem ao vencer o britânico Eric Ham, mas perdeu a medalha para Antoine Bouchard. Sai em quinto.

Outros brasileiros lutaram neste sábado em Montreal. Alex Pombo (73kg) e Tiago Pinho (81kg) ficaram na primeira luta. Eduardo Yudy (81kg), que também vai aos Jogos Pan-Americanos, perdeu na segunda, bem como Amanda Oliveira (70kg) e Mariana Silva (63kg).

+ PÁGINA ESPECIAL DO JUDÔ NO PAN

A disputa continua no domingo (7), último dia do Grand Prix de Montreal, e o Brasil terá Eduardo Bettoni (90kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Buzacarini (100kg), David Moura (+100kg) e Samanta Soares (78kg).

Destaque também para o retorno aos tatames do francês Teddy Riner, dez vezes campeão do mundo que não perde uma luta há mais de dez anos. Ele luta nos +100kg e ele e David Moura só se encontram se chegarem na final.

André Rossi
Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu ‘in loco’ os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em​ Pan 2019JudôPlaneta Ippon

Atual campeã olímpica do judô fala sobre ajustes e preparação mental para o Campeonato Mundial de 2025
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
Daiane dos Santos, Edinanci Silva, Gustavo Kuerten e Afrânio Costa gravaram suas marcas na história do esporte brasileiro
Rosi Andrade, de 27 anos, conquistou a medalha de ouro para o Brasil no Mundial ao vencer na final a judoca turca Ecem Tasin, vice-campeã do mundo em 2022. Além dela, Danilo Silva ganhou a prata