O Brasil levou uma seleção enxuta, mas sai de lá com um grande resultado. Nathália Brigida conquistou a medalha de bronze, voltando ao podio das ligeiras após exatos 818 dias. Isso porque a brasileira ficou afastada por quase dois anos recuperando-se de uma lesão no ombro direito.
Além dela, outros quatro brasileiros competiram. Ketleyn Quadros chegou perto do pódio, fez uma das semifinas, e acabou na quinta colocação. Felipe Kitadai e Diego Santos venceram uma, e Gustavo Assis ficou na estreia.
> Luta a luta: Brigida, Quadros, Kitadai, Santos e Assis
Alex Pombo (73kg) também estava programado para lutar na sexta, mas não entrou no tatame. Apesar de consultada, a CBJ não explicou o motivo da ausência.
GP de Tel Aviv impulsiona Nathália Brigida
O Grand Prix foi realizado entre os dias 24 e 26 de janeiro, valendo pontos para o ranking mundial. Nathália (48kg) chegou em 132º lugar com 90 pontos e somou 350, portanto deve dar uma boa subida. Ketleyn (63kg) chegou em 25º com 1.589 e somou 252. Kitadai (60kg) e Diego Santos (66kg) somaram 112, e Gustavo Assis marcou 84.
O ranking mundial é critério para ir aos Jogos de Tóquio 2020, pois reserva vagas aos 18 melhores. Se tiver mais de um por país, a CBJ decide. Outra forma é pelas cotas continentais, que também levam em conta o ranking. Vale lembrar que, a pontuação de cada atleta considera 100% dos pontos somados em um ano e mais 50% dos marcados nos 12 meses anteriores.
> Confira os brasileiros nos rankings masculino e feminino
Olho em Tóquio 2020
Além dos seis que foram ao GP de Tel Aviv, o restante da seleção brasileira certamente está de olho em Tóquio 2020.
https://www.facebook.com/BrasilJudo/videos/549243112246432/
Em janeiro, judocas de ambos os times estiveram na Áustria para treinos em Mittersill. Além disso, dezessete atletas do time masculino foram treinar no Japão. As atletas da seleção feminina também voltaram à ativa, seja individualmente ou juntas em Pindamonhangaba, interior de São Paulo.
Por fim, o próximo torneio será o Grand Slam de Paris dias 9 e 10 de fevereiro.