Campeonato Mundial Junior de judô muda de sede e acontecerá na Croácia

O Campeonato Mundial Júnior de Judô de 2017 teve sua sede alterada. A competição que iria ocorrer na cidade de Pyongyang, na Coréia do Norte, agora será em Zagreb, na Croácia. A Federação Internacional de Judô, FIJ, justificou a mudança por conta do momento político instável do país.

Em comunicado, a FIJ diz que, após diversas reuniões e visitas à Coréia do Norte, chegou a conclusão que a realização do Campeonato Mundial Júnior seria impossível.

Vários fatores levaram a essa decisão: desde a dificuldade de comunicação do país com o exterior, problemas com a chegada de vôos internacionais e a barreira que a Coreia do Norte tem em relação à internet, o que dificultaria a transmissão da competição.

Juntando-se a isso, houve pedidos de diversas confederações nacionais para a mudança da sede, inclusive com ameaças de boicote caso o Mundial fosse realizado no país asiático. Os países alegavam a possível falta de segurança para a realização do campeonato.

Com isso, a FIJ decidiu adiar a decisão de realizar uma competição em solo norte-coreano para um futuro próximo.
“Continuamos comprometidos com a promoção da paz e da união entre os povos através do esporte, e garantindo as melhores condições para os participantes de todos os nossos eventos oficiais”, garantiu a entidade.

Paulo Chacon

Mais em​ Judô

Atual campeã olímpica do judô fala sobre ajustes e preparação mental para o Campeonato Mundial de 2025
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
Daiane dos Santos, Edinanci Silva, Gustavo Kuerten e Afrânio Costa gravaram suas marcas na história do esporte brasileiro
Rosi Andrade, de 27 anos, conquistou a medalha de ouro para o Brasil no Mundial ao vencer na final a judoca turca Ecem Tasin, vice-campeã do mundo em 2022. Além dela, Danilo Silva ganhou a prata