Equipe brasileira inicia Jogos Sul-Americanos nesta segunda

Ginástica rítmica busca aumentar o número de medalhas da modalidade nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba 2018

Nesta segunda-feira (4) tem início a competição de ginástica rítmica nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba, na Bolívia. O Brasil, depois de conquistar 21 medalhas na ginástica artística e uma no trampolim, tem grandes expectativas para a modalidade.

O País irá disputar o campeonato com a Seleção de Conjunto e duas atletas pela Seleção Individual: Natália Gaudio e Bárbara Domingos. As ginastas chegaram à Bolívia e fizeram os treinos de adaptação ao clima e, principalmente, à altitude local. “Chegamos bem, a Vila Olímpica é bem estruturada. O primeiro treino foi um pouco mais difícil porque elas estranharam bastante a altitude, mas agora já estão mais adaptadas a essa questão”, contou a coordenadora do comitê técnico de ginástica rítmica da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Renata Teixeira.

“Temos as melhores expectativas. A competição individual deve ser bem acirrada. Há ginastas bem preparadas também de outros países como Argentina, Venezuela, mas estamos muito confiantes porque treinamos muito bem. E, as meninas do conjunto também. Acredito que vai dar tudo certo”, acrescentou Renata.

Vale lembrar que tanto o conjunto quanto as atletas do individual estiveram no mês passado em duas etapas de Copa do Mundo, uma na Espanha e uma em Portugal. Em ambas o conjunto chegou à final por aparelhos e Natália Gaudio participou pela primeira vez de uma final na etapa de Portugal.

No primeiro dia serão realizadas as classificatórias e finais do arco individual, a classificatória do conjunto de cinco arcos, que também soma pontos para o concurso geral, e a classificatória e final de bola no individual.

Programação
*Horário de Brasília

Segunda-feira (4)
11h – Individual – Classificatórias arco
12h30 – Individual – Final arco
17h – Conjunto – Classificatórias cinco arcos
18h – Individual – Classificatórias bola
19h15 – Individual – Final bola
20h – Premiação Individual arco e bola

Terça-feira (5)
11h – Individual – Classificatórias maças
12h – Individual – Final maças
17h – Conjunto – Classificatórias três bolas e duas cordas
18h – Individual – Classificatórias fita
19h – Individual – Final fita
19h45 – Premiação Individual maças e fita

Quarta-feira (6)
15h30 – Conjunto – Final por aparelhos – cinco arcos
16h45 – Individual – Final individual geral
19h30 – Conjunto – Final três bolas e duas cordas
18h15 – Premiação individual e conjunto

João Fraga

Mais em​ Ginástica RítmicaJogos Sul-Americanos

Com a maior nota do ciclo entre todos os países, o conjunto brasileiro finaliza sua participação em Portugal com mais dois ouros
Ao som de "Evidências", Seleção Brasileira conquistou sua primeira medalha dourada no conjunto geral na história da Copa do Mundo
Em sua primeira participação do ano, Barbara Domingos encerrou sua campanha na 9ª colocação do individual geral na etapa de Portimão
Conjunto do Brasil abre temporada com boa apresentação nas cinco fitas e segunda melhor nota do ano na prova simples