Poliana Sousa herda prata do Parapan após doping de rival

Brasileira do lançamento de dardo na classe F54 fica com o segundo lugar dos Jogos de Lima após teste positivo de Sebastiana Lopez, dos Estados Unidos. Chilena ficou com o bronze

A brasileira Poliana Sousa herdou a medalha de prata no lançamento de dardo da classe F54 dos Jogos Parapan-Americanos de Lima, disputados no ano passado. O IPC (Comitê Paralímpico Internacional) suspendeu, na última sexta-feira (11), Sebastiana Lopez, dos Estados Unidos, pega no doping.

Assim como Poliana Sousa, a chilena Francisca Mardones, então quarta colocada na prova, subiu uma colocação no resultado e receberá a medalha de bronze. A colombiana Yanive Martinez conquistou a medalha de ouro ao realizar o lançamento em 16,92 m.

prata poliana sousa doping parapan
Washington Alves/EXEMPLUS/CPB

+ Melhor participação brasileira

Desqualificada

Sebastiana Lopez teve todos os resultados desqualificados na competição. Além da prata no lançamento de dardo, ela perdeu o bronze no arremesso de peso pela classe F53/54/55. Foi, ainda, suspensa por quatro anos e fica inelegível para competições até o dia 4 de setembro de 2023.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

No exame de doping, foi constatada uma substância proibida em urina fornecida em 26 de agosto de 2019, durante o Parapan de Lima 2019. O elemento encontrado foi o GW501516, classificado na lista proibida da WADA (Agência Mundial Antidoping) como modulador hormonal e metabólico.

Colaboração OTD

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaParapan 2019Atletismo

Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha
Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)