Parapan: Brasil luta muito, mas perde para favoritos no rugby

Seleção Brasileira tropeça diante de Canadá e Estados Unidos, principais países na briga pelo ouro em Lima. No entanto, equipe mantém a força na briga por pódio

Depois de estrear com uma vitória contundente diante da Colômbia, o Brasil não teve a mesma sorte ao longo deste sábado (24) e amargou dois tropeços no rugby em cadeira de rodas dos Jogos Parapan-Americanos de Lima. Os rivais de hoje foram Canadá e Estados Unidos, principais candidatos na corrida pela medalha de ouro na competição. Apesar das derrotas, a equipe lutou de igual para igual e mantém a confiança para a sequência do evento na capital peruana.

Principal nome da Seleção Brasileira até aqui, Júlio Braz seguiu com a alta média de tries. Na estreia, anotou 20. Diante do Canadá, primeiro adversário do dia, garantiu mais 14. Após o primeiro tempo, a diferença no placar era de apenas cinco pontos em favor dos canadenses, que souberam administrar ao longo da partida.

O time da América do Norte ainda aumentou a vantagem aos poucos e conquistou margem confortável no marcador. Querendo o resultado positivo, o Brasil teve de arriscar para correr atrás do prejuízo, tanto que aumentou o rendimento ofensivo nos últimos dois períodos. Nada feito. Triunfo do Canadá por 58 a 43.

Mais tarde, o elenco brasileiro voltou para a quadra para medir forças com os Estados Unidos. Em determinados momentos, conseguiu equilibrar as ações. Com forte marcação e consistência defensiva, os americanos seguraram o ímpeto verde e amarelo. Através de Charles Aoki (19 tries) e Josua Wheeler (12), dispararam na contagem e definiram o resultado em 55 a 35.

Mesmo com os placares negativos em Lima, a expectativa por pódio nos Jogos Parapan-Americanos é muito grande. Por enquanto, o Brasil ocupa a terceira posição com dois pontos conquistados, atrás somente de Estados Unidos, que tem seis, e Canadá, com quatro. Além disso, o país segue como uma das potências do rugby em cadeira de rodas e marca presença no Top 10 mundial da modalidade.

Os seis times que disputam o torneio se enfrentam em turno único, classificando os quatro primeiros colocados para a semifinal, que acontece no dia 26. As finais serão disputadas no dia 27.

Otávio Freire

Mais em​ Parapan 2019Rúgbi

A equipe venceu os Gladiadores na "final" da competição. Ambas os times chegaram na final com 100% de aproveitamento
A Seleção Feminina de rugby sevens disputam repescagem do circuito mundial na cidade dos Jogos Olímpicos neste fim de semana
Entre as finalistas do prêmio de melhor jogadora do Circuito Mundial, Thalia falou com exclusividade ao OTD sobre a surpresa e a evolução das Yaras
A brasileira concorre ao lado de dois grandes nomes da modalidade: a australiana Maddison Levi e a neozelandesa Jorja Miller