Brasileiros exaltam estrutura a 4 dias do Parapan de Lima 2019

Grande parte da delegação nacional já está na capital peruana para a disputa do evento continental, de 23 de agosto a 1º de setembro

A preparação dos atletas brasileiros para os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, no Peru, de 23 de agosto a 1º de setembro, segue a todo vapor. Grande parte dos 337 competidores já está em solo peruano, onde fazem os últimos ajustes para a principal competição do continente. As instalações esportivas e de treinamento, até aqui, surpreenderam a delegação brasileira, que totaliza 513 pessoas.

“É uma estrutura incrível que temos aqui em Lima tanto para treinamento quanto na Vila dos Atletas, onde podemos fazer parte da preparação física, academia, etc. Já estou com aquele friozinho na barriga, já que falta pouco tempo para nos pesarmos para competir no sábado e no domingo. A preparação está a milhão”, disse Alana Maldonado, campeã mundial e vice-campeã paralímpica da categoria até 70kg feminina de judô.

Em Lima, as estruturas estão espalhadas em regiões distintas da cidade e arredores. A maior parte dos esportes (atletismo, natação, ciclismo de pista, basquete em cadeira de rodas, halterofilismo, judô, parabadminton e tênis de mesa) será sediado na Villa Deportiva Nacional (Videna), na região central.

Nesta segunda-feira, 19, a equipe nacional de atletismo desembarcou em Lima. Basquete em cadeira de rodas, futebol de 7, futebol de 5, goalball, judô, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro esportivo e vôlei sentado já puderam testar as arenas e o conforto oferecido na Vila dos Atletas. Ao todo, são esperados cerca de 1.890 atletas de 33 países em Lima, naquela que deve ser a maior edição histórica dos Jogos Parapan-Americanos.

“A Vila dos Atletas é bem mais compacta em relação a Toronto 2015 e o Rio 2016, mas ela é muito funcional. Os apartamentos são todos grandes, os quartos são amplos, a comida é excelente. Tudo está maravilhoso. A Zona Internacional tem uma energia incrível. Os voluntários também são muito simpáticos”, disse Verônica Hipólito, que faturou quatro medalhas (três ouros e uma prata) no Parapan de Toronto, em 2015.

Esta é maior delegação brasileira na história de Parapans e todas as 17 modalidades terão representantes nacionais. O Brasil busca repetir o feito das três últimas edições dos Jogos continentais. Desde o Rio 2007, quando a competição passou a ser realizada na mesma sede dos Jogos Pan-Americanos (tal qual ocorre nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos), os atletas brasileiros não conhecem outro resultado que não seja o primeiro lugar no quadro geral de medalhas. Foi assim em 2007, em Guadalajara 2011 e em Toronto 2015. Neste último, foram obtidas 257 medalhas, das quais, 109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze.

Confira abaixo a relação completa da divisão de embarque dos atletas brasileiros.

Dia 20 (terça-feira) – atletismo, natação, tênis em cadeira de rodas e tiro esportivo.
Dia 21 (quarta-feira) – ciclismo.
Dia 23 (sexta-feira) – bocha, ciclismo, parabadminton, parataekwondo.

Otávio Freire

Mais em​ Parapan 2019

Brasileira do lançamento de dardo na classe F54 fica com o segundo lugar dos Jogos de Lima após teste positivo de Sebastiana Lopez, dos Estados Unidos. Chilena ficou com o bronze
Depois de 46 dias ininterruptos de trabalho com os Jogos Pan e Parapan-Americanos, sete dias de turismo para você conhecer o outro lado das terras peruanas. Vem para as dicas de viagem do #OTDturista!
Patricia Pereira testou positivo para duas substâncias durante o Parapan de Lima 2019. Este é o primeiro caso de dopipng da natação paralímpica do Brasil
Absoluto no Parapan de Lima 2019, Brasil bateu todos os recordes e algumas modalidades mais destacadas somaram mais medalhas que países.