Petrucio Ferreira adapta treinos para triunfar nos 400m no Peru

Recordista mundial dos 100m viaja à capital peruana e tenta repetir sucesso na distância mais longa. Brasil terá delegação com 337 atletas em ação

O velocista paraibano Petrucio Ferreira, 22, terá um desafio diferente nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. Homem mais rápido da história dos 100m da classe T47 (para amputados de braço), ele tentará subir ao pódio também nos 400m, disputa da qual não é especialista e nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 faturou a medalha de prata. A cerimônia de abertura do evento será realizada no dia 23. No dia 24, têm início as disputas de atletismo.

A equipe de atletismo do Brasil contará com 60 atletas e 18 atletas-guia e é a modalidade com o maior número de representantes. Um dos principais nomes, Petrucio ajustou seu programa de treinos e alimentação antes dos Jogos, uma vez que terá de correr os 400m. Os 200m, dos quais também é recordista mundial, não fazem parte da lista de eventos em Lima.

“Meus treinos tiveram algumas mudanças devido à ausência da prova dos 200m no programa do Parapan. Comecei a treinar para correr os 400m, uma prova que não é a minha especialidade. Os treinos exigem mais, cansam mais e preciso ter muita resistência. Para isso mudei a minha alimentação também e hoje estou consumindo mais carboidratos, por exemplo.”

Petrucio é o atual campeão mundial e também recordista mundial nos 100m. “As minhas expectativas para o Parapan são as melhores. A minha meta é subir no lugar mais alto do pódio e trazer uma medalha pro Brasil, para a Paraíba”, completou o atleta que aos dois anos sofreu um acidente com uma máquina de moer capim e perdeu parte do braço esquerdo.

Ao todo, serão 513 integrantes na missão brasileira, sendo 337 atletas, entre os quais atletas-guias, calheiros, goleiros e pilotos, que não possuem deficiência, de 23 estados e do Distrito Federal em 17 modalidades. Este número representa um acréscimo de 24% em relação ao time que ostentou o pavilhão nacional na última edição do Parapan, na cidade canadense de Toronto, em 2015.

O embarque para a principal competição das Américas será dividido em seis dias a partir deste sábado, 17. Confira abaixo a relação completa.

Dia 17 (sábado) – halterofilismo, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa e vôlei sentado.
Dia 18 (domingo) – basquete em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô e natação.
Dia 19 (segunda-feira) – atletismo.
Dia 20 (terça-feira) – atletismo, natação, tênis em cadeira de rodas e tiro esportivo.
Dia 21 (quarta-feira) – ciclismo.
Dia 23 (sexta-feira) – bocha, ciclismo, parabadminton, parataekwondo.

Paulo Chacon

Mais em​ Parapan 2019Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa