Brasil fatura três ouros, uma prata e um bronze na vela

Campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze conquistam medalha que escapou em Toronto-2015.

Depois de ganhar dois ouros, uma prata e um bronze  na sexta-feira, o Brasil encerrou sua participação na vela com mais dois títulos e um vice-campeonato. As campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, na classe 49er FX, Bruno Lobo, no kitesurfe, e Matheus Dellagnelo, na sunfish, subiram no lugar mais alto do pódio. Claudio Biekarck, Isabel Ficker e Gunnar Ficker terminaram em segundo lugar na ligthning e a dupla formada por Juliana Duque e Rafael Martins ficaram em terceiro na Snipe.

Favoritismo confirmado

Deu o óbvio na vela, categoria 49er FX: Martine Grael e Kahena Kunze largaram na medal race e garantiram o ouro. Como haviam dominado toda a competição, ficando em primeiro ou segundo em todas as regatas, não poderiam mais ser ultrapassadas na medal race. Precisavam apenas disputar a corrida.

A medalha apaga a decepção do Pan de 2015 da dupla campeã olímpica. Na ocasião, ficaram com a prata atrás da dupla argentina Maria Sol Branz e Victoria Travascio. Desta vez, a dupla argentina não chegou perto, apesar de vencerem a medal race.

As argentinas ficaram com o bronze, enquanto os Estados Unidos ficaram com a prata. Um desclassificação na última regata antes da medal race foi determinante para que a prata escapasse de Branz e Travascio.

Mais dois ouros

O Brasil também garantiu o ouro no Kite e na Sunfish. Bruno Lobo foi campeão com ampla vantagem no Kite, abrindo mais de 20 pontos sobre o uruguaio Nicolas Landauer. Já Matheus Dellagnelo conquistou o bicampeonato Pan-Americano da Sunfish ao chegar em segundo lugar na medal race.

Prata no Lightning

O trio formado por Claudio Biekarck, Isabel Ficker e Gunnar Ficker ficou com a prata após terminarem na terceira colocação da medal race. Havia a chance de ouro, mas os líderes da prova, o trio argentino de Javier Conte, Paula Salerno e Ignacio Giammona não deram sopa para o azar e venceram a regata derradeira.

Bronze no Snipe

Juliana Duque e Rafael Martins, que estavam em terceiro lugar na classificação, mantiveram-se na posição e voltam com o bronze. Eles ficaram em segundo lugar na meda race, mas os americanos Ernesto Rodriguez e Hallie Schiffman já haviam aberto uma vantagem muito grande e foram ouro. A prata ficou com com uruguaios Ricardo Fabini e Florencia Parnizari.

 

Érico Lotufo

Mais em​ Pan 2019Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento