Sete brasileiros se classificam para finais em Lima nesta quinta

Brasil coloca sete atletas nas finais de natação, além do revezamento misto. Entre eles, Fernanda de Goeij, de apenas 18 anos.

O Brasil colocou 10 nadadores e nadadoras, além da equipe do revezamento medley misto, na água na tarde de quinta-feira nos Jogos Pan-americanos de Lima. Saldo positivo: sete atletas se classificaram para as finais, além da equipe do revezamento medley misto

São eles: Larissa Oliveira e Daynara de Paula no 100m livre feminino, Breno Correia e Marcelo Chierighini no 100m livre masculino, Etiene Medeiros e Fernanda De Goeij no 100m costas feminino, Guilherme Guido no 100m costas masculino e a equipe do 4x100m medley misto.

As decepções ficaram na prova do 200m peito. O Brasil não colocou nenhum finalista na prova tanto no feminino, quanto no masculino. Pâmela Souza, Bruna Leme e Caio Pumputis não obtiveram um dos oito melhores tempos de suas provas.

Guido e Chierighini tiveram o melhor desempenho: ambos terminaram com o segundo melhor tempo de suas provas e sairão de uma das raias centrais na final.

A grata surpresa foi Fernanda De Goeij. De apenas 18 anos, a nadadora curitibana fez tempo de 1m01s63, melhor tempo de sua jovem carreira. Ela terminou com o 4º melhor tempo das eliminatórias.

No revezamento, o Brasil também teve o segundo melhor tempo. Disputando a primeira série, a estratégia brasileira foi alternar homens e mulheres, com Leonardo de Deus abrindo de costas. Deu certo: depois da segunda troca, Vinícius Lanza entrou na água 5 segundos atrás de Canadá e Colômbia, times que já haviam entrado com dois homens na água. Ele rapidamente tirou o tempo de desvantagem e abriu boa liderança que o Brasil apenas segurou na hora dos 100m livre.

Todas as finais acontecerão na noite de hoje.

Érico Lotufo

Mais em​ Pan 2019Natação

Brandonn Almeida foi o destaque do dia no Brasileiro de Inverno, enquanto o Minas segue dois ouros a frente do Pinheiros
Delfina Dini e Juan Manuel Morales Restrepo venceram e quebraram o recorde do campeonato, respectivamente, dos 1500 m e dos 800 m livre
Pela Série Mundial de natação paralímpica, brasileiro levou a medalha de prata nos 50m livre
Além de Guilherme Caribé, Beatriz Bezerra e Gabi Roncatto foram campeãs do Brasileiro de 2025 e confirmaram vaga no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos. Na disputa por equipes, o Minas terminou em primeiro lugar