Vanessa Cozzi se garante na final do peso ligeiro no remo

O Brasil teve um manhã produtiva no remo nesta quarta-feira nos Jogos Pan-americanos. Vanessa Cozzi ficou em segundo na sua bateria e se garantiu na final do single skiff peso ligeiro. Além disso, os barcos do 8 Com masculino, 4 Sem peso ligeiro masculino, 4 Sem feminino e 2 Sem masculino fizeram boas parciais nas classificatórias de suas provas e farão a final partindo de raias centralizadas.

Milena Viana, por sua vez, ficou em 4º lugar no single skiff e disputará a repescagem ainda hoje. A única baixa do dia foi o barco brasileiro de 4 remadores, que apesar de inscrito, não entrou na água para a classificação.

No feminino

Vanessa Cozzi fez tempo de 8m00s32 em sua prova, atrás apenas da argentina Milka Kraljev, que liderou toda a prova. Na final do peso ligeiro, a brasileira terá também como adversárias a mexicana Kenia Lechuga e a cubana Milena Venega. A quinta participante da prova será definida na repescagem hoje.

O barco de Yanka Vieira, Milena Viana, Dayane Pacheco e Luana de Azevedo ficou em terceiro na classificatória de 4 Sem feminino, atrás apenas de Chile e Cuba. Assim, sairão da raia 2 na final de sábado. A prova não teve caráter eliminatório e serviu apenas para definir as raias da final.

Milena Viana não obteve classificação direta para a final do single skiff. Na classificatória, Viana havia feito o terceiro melhor tempo entre as cinco da repescagem, mas acabou em quarto, 13 segundos atrás da vencedora, a porto-riquenha Veronica Toro. Ela irá disputar a final B, na sexta-feira (9).

No masculino

O dia no masculino não teve nenhuma prova de caráter eliminatório e serviram apenas para organizar a largada das finais. Mesmo assim, isso não impediu o Brasil de conquistar bons resultados.

No 4 Sem peso ligeiro, o Brasil fez o segundo melhor tempo com Renato Cataldo, Vangelys Reinke, Marco Alves e Emanuel Borges, ficando apenas atrás do Chile. A final está programada para a manhã de sábado, com os brasileiros remando da raia 4.

Os irmãos espanhóis naturalizados brasileiros Pau e Xavier Vela Maggi também ficaram apenas atrás do Chile no Dois Sem Masculino. Assim, também estarão na raia 4 para a final, que acontecerá sexta.

Por fim, o Brasil fez o melhor tempo na classificação do 8 Com Masculino. O barco foi remado pelos irmãos Vela Maggi, Willian Giarreton, Alef Fontoura, Gabriel Campos e Fábio Moreira (que remam o barco do 4 Sem), Evaldo Becker (que rema o 2 Sem peso ligeiro com Ailson Eráclito) e Marcos Alves (do 4 Sem peso ligeiro). Maurício de Abreu serviu de timoneiro. A equipe completou os 2000m de prova em 6m05s88. A final será sábado.

Érico Lotufo

Mais em​ Pan 2019Remo

Últimos títulos em jogo foram definidos em regatas realizadas na Raia Olímpica da USP, em São Paulo
Flamengo sobe ao pódio em cinco das seis provas disputadas neste sábado (12) pelo Campeonato Brasileiro Interclubes de Remo
A dupla poderia buscar a vaga para a última Olimpíada em um torneio na Suíça, mas resolveu ficar no Brasil e ajudar as famílias do Rio Grande do Sul
Além do Sul-americano, o Brasil ainda tem como desafio este ano o Mundial de Xangai, na China, entre os dias 21 a 28 de setembro