No Pan de Lima, Brasil soma três ouros no 1º dia da natação

João Luiz Gomes Júnior, Leonardo de Deus e o revezamento 4x100m sobem no lugar mais alto do pódio na abertura da natação, em Lima.

Leonardo de Deus confirmou o favoritismo e sagrou-se tricampeão dos Jogos Pan-Americanos nos 200 metros borboleta. Depois dos títulos em Guadalajara e Toronto, o nadador brasileiro faturou o tri em Lima 2019. O norte-americano Samuel Pomajevich foi o segundo colocado e Jonathan Gomez, da Colômbia completou o pódio.

E também teve ouro nos 100 metros peito masculino. João Luiz venceu a prova com 59min51. Felipe Lima ficou em quarto, 0.85s atrás do bronze. Completando o pódio, os norte-americanos Cody Miller e Kevin Cordes levaram a prata e o bronze, respectivamente.

Finalizando os ouros brasileiros no dia, o revezamento masculino dos 4×100 metros livre estabeleceu o novo recorde Pan-Americano. Breno Correia, Marcelo Chierighini, Bruno Fratus e Pedro Henrique Spajari sagraram-se campeões com o tempo de 3mins12s61. A prata foi para os norte-americanos e o bronze para o México.

E nos 400 metros livre masculino, Fernando Scheffer e Luiz Altamir foram ao pódio. Scheffer ficou com a prata e Altamir com o bronze. O ouro foi para Andrew Abruzzo, dos EUA.

O revezamento feminino dos 400 metros livre ficou perto do ouro. Etiene Medeiros, Larissa Oliveira, Manuella Lyrio e Daynara Ferreira acabaram com a prata, há apenas 0.8s atrás das norte-americanas. O bronze acabou com as canadenses.

Já na final dos 400 metros livre feminino, Viviane Jungblut e Aline Rodrigues foram as representantes brasileiras e nenhuma pegou pódio. Aline ficou em quinto e Viviane em sexto. A argentina Delfina Pignatiello ficou com o ouro, as canadenses Danica Ludlow e Alyson Ackman pegaram prata e bronze, respectivamente.

Na prova dos 100 metros peito feminino, Jhennifer Conceição ficou na quinta colocação. Anne Lazor, dos EUA, faturou o ouro, a argentina Julia Sebastian foi prata e Faith Knelson, do Canadá, completou o pódio da prova.

Pelos 200 metros borboleta, final B, Giovanna Diamante terminou no terceiro lugar.

João Fraga

Mais em​ Pan 2019Natação

Brandonn Almeida foi o destaque do dia no Brasileiro de Inverno, enquanto o Minas segue dois ouros a frente do Pinheiros
Delfina Dini e Juan Manuel Morales Restrepo venceram e quebraram o recorde do campeonato, respectivamente, dos 1500 m e dos 800 m livre
Pela Série Mundial de natação paralímpica, brasileiro levou a medalha de prata nos 50m livre
Além de Guilherme Caribé, Beatriz Bezerra e Gabi Roncatto foram campeãs do Brasileiro de 2025 e confirmaram vaga no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos. Na disputa por equipes, o Minas terminou em primeiro lugar