João Menezes vence chileno e conquista o ouro no tênis masculino

Brasileiro supera Tomás Barrios em partida extremamente tensa e conquista a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos

Na decisão da chave de simples masculina dos Jogos Pan-Americanos de Lima, João Menezes enfrentou o chileno Tomás Barrios, neste domingo (04). Na partida, o brasileiro conseguiu a vitória por 2 sets a 1 e acabou conquistando o título do torneio continental, colocando o país no lugar mais alto do pódio depois de 12 anos.

“Estou sem palavras, sensação maravilhosa de conquistar essa medalha para o Brasil. Muito feliz em conquistar a vaga para Tóquio 2020. Desfrutar um pouco do momento sensacional de representar o país e bem. Eu sabia que seria uma partida difícil mentalmente. E fisicamente eu estava bem e isso foi uma questão chave, porque eu estive pior que ele durante a maior parte do jogo, até o 0/2 do terceiro, quando eu fui melhor que ele e terminei jogando um absurdo de tênis”, comentou João Menezes.

No primeiro set, o tenista do Chile começou quebrando o saque de João Menezes logo no primeiro game e abriu 2 a 0 logo no começo. Na continuação do jogo, os dois atletas mantiveram o saque, até o 5 a 4. Neste momento, o tenista brasileiro cresceu, salvou três set points e conseguiu a quebra. Após a igualdade, João foi para cima, confirmou seu serviço sem dificuldades e voltou a quebrar o saque de Tomás Barrios, fechando em 7/5.

Na segunda parcial os dois tenistas começaram errando. Com isso, Menezes e Barrios tiveram seus saques quebrados, mantendo a igualdade até o quarto game. A partir do quinto, Tomás Barrios cresceu, acabou quebrando o saque do brasileiro em duas oportunidades, abriu vantagem e venceu por 6/3, forçando mais um set.

Na terceira parcial, os dois tenistas começaram iguais, inclusive nas quebras. Tomás Barrios foi superior nos dois primeiros games, quebrando e abrindo 2 a 0. Mas na sequência João Menezes respondeu, empatou o duelo e cresceu.

No sétimo game, após uma longa troca de bolas e vantagens, a quebra veio e João Menezes abriu 5 a 3 na sequência confirmando seu saque. Com a vantagem no placar, bastou para o brasileiro confirmar seu saque e, com um ace, fechar a partida em 2 sets a 1 e ficar com a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.

Paulo Chacon

Mais em​ Pan 2019Tênis

Pedro Rodrigues eliminou no Challenher de Bogotá o colombiano Nicolas Mejía, que está 637 posições a frente dele no ranking mundial
Marcelo Demoliner e David Pichler venceram Daniel Cukierman e Piotr Matuszewski na estreia do Challenger de Oeiras
João Fonseca recebe convite da organização e vai jogar o ATP 250 de Suttgart na abertura da temporada de grama
Pedro Rodrigues vence sua primeira partida num Challenger e avança para as oitavas de final em Bogotá ao lado de três outros brasileiros