Velejadores passam por Lima antes de partir para Paracas

Esporte que tradicionalmente fica fora da cidade-sede, a vela raramente proporciona aos velejadores a experiência de ficarem hospedados na Vila dos Atletas. Nos Jogos Pan-americanos de Lima, no Peru, o fato mais uma vez se repete, porém, desta vez, alguns atletas do Time Brasil puderam sentir um pouco o gostinho de conhecer a principal casa dos competidores antes de seguirem para a sub-vila na cidade de Paracas.  Além da vela, chegaram em Lima nesta segunda-feira, dia 22, atletas da canoagem velocidade, boxe, tiro esportivo, hipismo (adestramento e CCE), atletismo (marcha) e taekwondo.

“Demos um pouco de sorte de poder passar na Vila. É um outro ambiente, gosto muito de ficar vendo os outros atletas, é um desfile de diferentes biótipos humanos. Estamos muito satisfeitas com a simpatia dos peruanos”, afirmou a bicampeã pan-americana na classe RS:X Patricia Freitas. “Legal passar pela Vila, ver novas culturas, conhecimentos”, disse Marco Grael, que disputará o Pan pela primeira vez já que sua classe, a 49er, não integrava o programa dos Jogos Pan-americanos.

Ao lado de Patricia e Marco também chegaram os velejadores Gabriel Borges (parceiro de Marco na 49er), Bruno Fontes (Laser), Brenno Francioli (RS:X masculina), Gabriela Nicolino (Nacra 17) e Gabriella Kidd (Laser Radial). Dos 17 velejadores do Time Brasil em Lima, ainda faltam chegar dez atletas, entre eles a dupla campeã olímpica na classe 49erFX, Martine Grael e Kahena Kunze. As duas estão em treinamento no Japão.

Nesta segunda-feira, as modalidades que chegaram no fim de semana seguiram com seus treinamentos antes do início dos Jogos. “É meu primeiro Pan, quero fazer minha melhor prova que a vaga olímpica vai ser consequência”, disse Maria Iêda Guimarães, do pentatlo moderno. “Minha expectativa é a de fazer o meu melhor. A experiência pode me ajudar”, afirmou Roberto Schmits, medalha de bronze no tiro esportivo no Pan de Guadalajara-2011.

Nesta terça-feira (dia 23), o Time Brasil em Lima vai aumentar ainda mais. Chegam na capital do Peru os atletas do badminton, esqui aquático, tiro esportivo e surfe.

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Pan 2019Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento