Brasil disputa o Campeonato Pan-Americano de judô

Campeonato Pan-Americano começa na quinta valendo pontos na corrida para os Jogos Pan-Americanos de Lima

A seleção brasileira disputará a partir desta quinta-feira (25) até domingo (28) o Campeonato Pan-Americano de Judô em Lima, no Peru. O torneio faz parte da corrida para os Jogos Pan-Americanos que também serão disputados na capital peruana ainda este ano.

O Brasil terá força máxima no tatame do Coliseo de La Videna. Dos 18 atletas convocados pela CBJ, 16 serão cabeças de chave e 15 já foram medalhistas em edições anteriores do Pan-Americano de judô. Da atual equipe, os maiores campeões são Mayra Aguiar, com cinco títulos, e Rafael Silva e Sarah Menezes, cada um com quatro ouros.

O campeonato distribui pontos para o ranking pan-americano, critério de classificação para os Jogos de Lima. Os campeões somam 500 pontos. Além dele, haverá também a Copa Pan-Americana, na Cidade do Panamá nos dias 22 e 23 de maio, que dará até 200 pontos no mesmo ranking.

Os nove melhores de cada categoria de peso na listagem continental após a Copa Pan-Americana classificam-se para os Jogos de Lima 2019.

Vale dizer que o Campeonato Pan-Americano também pode entrar como o sexto ponto no ranking mundial, base dos critérios para o Mundial de Tóquio deste ano e também para os Jogos Olímpicos do ano que vem.

Na preparação para Lima, a seleção treinou durante duas semanas concentrada em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, com outras seleções de países como França, Alemanha, Bélgica, Holanda e Croácia, além de Chile, Argentina e Equador, possíveis adversários do Brasil no Pan.

Programação

A agenda da seleção em Lima começa nesta quarta-feira (24) com o sorteio das chaves. Os combates começarão na quinta-feira (25) com Nathália Brígida (48kg), Sarah Menezes (52kg), Larissa Pimenta (52kg), Rafaela Silva (57kg), Eric Takabatake (60kg) e Daniel Cargnin (66kg).

Na sexta-feira (26) lutarão Aléxia Castilhos (63kg), Maria Portela (70kg), Lincoln Neves (73kg), David Lima (73kg) e Eduardo Yudy Santos (81kg).

No sábado (27) vem Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Beatriz Souza (+78kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Silva “Baby” (+100kg) e David Moura (+100kg).

Fechando a programação, no domingo (29), os países voltam ao tatame para as disputas por equipes mistas.

André Rossi
Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu ‘in loco’ os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em​ Pan 2019JudôPlaneta Ippon

Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Atual campeã olímpica do judô fala sobre ajustes e preparação mental para o Campeonato Mundial de 2025
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
Daiane dos Santos, Edinanci Silva, Gustavo Kuerten e Afrânio Costa gravaram suas marcas na história do esporte brasileiro