Com mais dois ouros, Brasil chega a 10 e é campeão do atletismo

Com dez ouros, 12 pratas e oito bronzes, Brasil sagrou-se campeão geral do atletismo nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli

Com mais duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze no último dia de competições, o Brasil sagrou-se campeão geral do atletismo nos Jogos Pan-Americanos Júnior, em Cáli, na Colômbia. No total, o país somou 10 primeiros lugares, 12 segundos e oito terceiros, seguido por Cuba (9 de ouro, 6 de prata e 3 de bronze) e Equador (9 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze).

Mirelle Leite faturou a medalha de ouro nos 3.000 m com obstáculos (Wagner Carmo/CBAT)

No quinto e último dia de competições, no Estádio Pascual Guerrero, a indígena Mirelle Leite da Silva (AAPD-PE) levou o ouro nos 3.000 m com obstáculos com o tempo de 10:28.69. A peruana Veronica Huacasi ficou com a prata (10:39.70) e a colombiana Stefany Lopez com o bronze (10:47.82).

+Brasil conquista dois ouros no vôlei de praia

Mirelle é de Pesqueira, Pernambuco, treina com José Hildo Santos e é um exemplo de superação. Descendente da etnia indígena Xukuru tem apenas 20 anos, mas já enfrentou problemas sérios como a expulsão de sua reserva, o assassinato do pai, a responsabilidade sobre nove irmãos por ser a mais velha, o trabalho como diarista e a maternidade aos 15 anos – o filho Lucas Gabriel tem 4 anos. Corria descalça. Mas vem se destacando pelos seus bons resultados no atletismo.

O segundo ouro do Brasil na última noite do atletismo em Cáli foi no revezamento 4 x 400 m misto (Wagner Carmo/CBAt)

O segundo ouro do Brasil na última noite de disputas do atletismo nos Jogos Pan-Americanos Júnior veio no revezamento 4×400 m misto – prova que estreou no programa olímpico este ano em Tóquio e na qual o Brasil tem a medalha de prata no último Mundial de Revezamentos da Silésia, na Polônia. Desta vez o ouro veio com João Falcão Cabral, Tiffani Marinho, Chayenne da Silva e Douglas Hernandes Mendes em 3:18.54. A Colômbia foi prata (3:23.79) e a República Dominicana, bronze (3:28.28).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Desse grupo, Chayenne levou ouro nos 400 m com barreiras e nos 4×400 m feminino e Tiffani Marinho bronze nos 400 m e ouro no mesmo revezamento. João Falcão Cabral e Douglas Hernandes Mendes estavam na conquista da prata do 4×400 m masculino.

No último dia do atletismo nos Jogos Pan-Americanos Júnior, o Brasil ganhou duas medalhas nos 800 m masculino, prata com Leonardo Santos de Jesus (Pinheiros-SP), com 1:50.14, e bronze com Eduardo Ribeiro Moreira (Pinheiros-SP), com 1:50.21, treinados por Clodoaldo Lopes do Carmo. O venezuelano Ryan Lopez Parra ficou com o ouro (1:49.30). 

Colaboração OTD

Mais em​ Pan Júnior - Cáli 2021Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa