Eduarda Rosa conquista a medalha de bronze no judô

A judoca conquistou a segunda medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, mesmo lutando uma categoria acima da qual está habituada.

A segunda medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude veio no judô. Eduarda Vaz Rosa, ou Duda Vaz, garantiu a medalha de bronze ao vencer a equatoriana Edith Ortiz por ippon na categoria meio-pesado (até 78kg).

+  VEJA TODAS AS NOTÍCIAS DOS JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE

A brasileira lutou uma categoria acima da que geralmente compete, já que é a líder do ranking mundial da categoria médio (até 70kg), dentro da categoria cadete. Mesmo assim era tida como uma das favoritas a conquistar alguma medalha e foi isso que fez.

Na luta pelo bronze, a brasileira se superou. Depois de receber punições e estar perdendo a luta, a adversária Edith Ortiz recebeu uma punição, faltando quatro segundos para acabar o confronto, por aplicar um golpe proibido, o waki gatagame, que coloca em risco a integridade física da oponente. Como resultado, um ippon foi computado para a judoca brasileira.

O caminho até a conquista teve uma vitória sobre a dominicana Omaria Ramírez e uma derrota para a alemã Raffaela Igl na semifinal, o que fez com que ela fosse disputar a medalha de bronze contra a equatoriana.

“O principal da disputa do bronze é lidar com a derrota, sabendo que você tem que buscar uma vitória. É muito difícil organizar isso na cabeça, mas felizmente eu consegui fazer isso bem”, afirmou a medalhista de bronze.

ATLETISMOBADMINTONBASQUETE 3X3BOXECANOAGEMBMX
FUTSALGINÁSTICA ARTÍSTICAGINÁSTICA RÍTMICAHIPISMOJUDÔ
NATAÇÃOPENTATLO MODERNOREMOSALTOS ORNAMENTAIS
TAEKWONDOTÊNISTÊNIS DE MESATIRO COM ARCOTRIATLOVELAVÔLEI DE PRAIAWRESTLING

Rafael Augusto
Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de “O caminho suave”. Outras produções fílmicas: “EstatiCidade”, “Marcelo Rezende – contador de histórias”, “Sala de estar”, “Azul” e “A entrevista”. Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em​ Jogos Olímpicos da JuventudeJudô

Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Atual campeã olímpica do judô fala sobre ajustes e preparação mental para o Campeonato Mundial de 2025
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
Daiane dos Santos, Edinanci Silva, Gustavo Kuerten e Afrânio Costa gravaram suas marcas na história do esporte brasileiro