Brasil atropela Taiwan e garante classificação no basquete

O Brasil atropelou e venceu o Taiwan por 118 a 60 no basquete masculino nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu

O Brasil fez rodada dupla no basquete dos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu neste domingo (30), na China. A equipe masculina conquistou uma grande vitória contra Taiwan, por 118 a 60, e garantiu classificação para a próxima fase. Já o time feminino perdeu para a Finlândia por 89 a 63, mas confirmou a classificação para as quartas de final da competição.

Entre os homens, o Brasil vinha com moral para o duelo contra Taiwan, após ter vencido os donos da casa da China na estreia, no dia anterior. No entanto, a equipe não precisou fazer muito esforço para superar o adversário asiático e fez um jogo bem confortável, desde os primeiros minutos até a reta final.

Coletivo funciona, mas lesão preocupa

Paulo Zú, Lucas Siewert, Caio Pacheco, Munford e Mãozinha começaram como titulares, mas nenhum deles jogou mais do que 20 minutos. Todos os jogadores da seleção entraram em quadra e tiveram boa minutagem. A exceção foi Felipe Ruivo, que sofreu uma lesão na coxa e atuou por apenas sete minutos. Sua situação para o restante da competição é incerta.

Lucas Siewert foi o cestinha da partida, com 20 pontos. Mãozinha e Adyel anotaram 13 pontos cada. O pivô ainda anotou dez rebotes e marcou um duplo-duplo. Cestinha da última partida, Caio Pacheco anotou 12 pontos, enquanto Gui Abreu marcou 11. Paulo Zú e Dikembe fizeram dez pontos cada. Pelo lado do Taiwan, Gao Jin-Wei marcou 15 pontos.

Com a vitória, o Brasil aparece na primeira colocação do grupo A do basquete masculino nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu. A equipe enfrentará a Lituânia nesta segunda-feira (31), às 08h30 (horário de Brasília), no encerramento da fase preliminar valendo a liderança da chave. Ainda neste domingo, a seleção europeia venceu a China por 79 a 67.

Equipe feminina classificada

Entre as mulheres, o Brasil perdeu para a Finlândia por 89 a 63, mas garantiu classificação para as quartas de final. A equipe terminou em segundo lugar no grupo C, após ter vencido a Romênia na estreia. A seleção feminina garantiu casa cheia para seu jogo de quartas: enfrentará a China na terça-feira (1º) às 7h30, horário de Brasília.

A Finlândia fez um começo de jogo arrasador e definiu o placar praticamente já no primeiro tempo. O Brasil melhorou na reta final, mas não impediu a derrota. Julia Letty foi a maior pontuadora do Brasil, com 14 pontos. Letícia Soares anotou 13, enquanto Luana Leite marcou 12. Letícia ainda pegou oito rebotes. Pelo lado da Finlândia, Sara Bejedi marcou 22 pontos.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ BasqueteJogos Mundiais Universitários

Cerrado ganha do Sampaio Basquete por 85 a 84 e quebra sequência positiva do líder da Liga de Basquete Feminino (LBF)
Georginho anota um duplo-duplo de 16 pontos e 11 rebotes e comanda o Franca à vitória sobre o Pinheiros no Jogo 3 das quartas de final do NBB
Flamengo cresce no último quarto, vira sobre o Corinthians e abre 2 a 1 na série de quartas de final do NBB 2024/2025
Brite anota 32 pontos em vitória de Bauru por 89 a 85, eliminando o São Paulo nas quartas de final do NBB