Brasil arrasa Romênia na estreia do basquete em Chengdu

Brasil foi dominante e venceu a Romênia por 77 a 59 na estreia do torneio de basquete feminino em Chengdu

O Brasil começou os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu com tudo! A equipe de basquete feminino teve uma grande estreia e venceu a Romênia por 77 a 59, na madrugada desta sexta-feira (28). Letícia Soares foi o destaque da partida, com 19 pontos. O próximo compromisso da equipe será contra a Finlândia, no sábado (30).

O Brasil foi dominante do início ao fim. O quinteto inicial foi Janaina Gonçalves, Iza Varejão, Allanis Delboni, Luana Leite e Letícia Soares. Débora Reis também teve uma minutagem importante na partida. Ster Martins, Júlia Letty, Janaina sofreu uma lesão no ombro ainda no segundo período e precisou sair da partida.

Como foi o jogo

Com um domínio do garrafo no começo, o Brasil venceu o primeiro período por 24 a 6. A Romênia melhorou no segundo quarto e acertou sua marcação. Ainda assim, o Brasil manteve a diferença no placar e fechou a parcial com 42 a 24 de frente. Iza Varejão foi essencial no sistema defensivo, com rebotes, enquanto Letícia anotou 17 pontos na etapa inicial.

Letícia Soares marcou 19 pontos na vitória do Brasil contra a Romênia (Foto: Célio Júnior/CBDU)
Letícia Soares acumulou 19 pontos na vitória brasileira (Foto: Célio Júnior/CBDU)

A equipe verde-amarela chegou a ter 21 pontos de vantagem na terceira parcial, mas a Romênia se acertou. A seleção europeia passou a acertar bolas do perímetro e cortou a diferença para 59 a 46 ao fim do período. No último quarto, porém, o Brasil voltou a ter o controle do jogo e aumentou a vantagem até fechar em 77 a 59.

Letícia Soares foi a maior pontuadora da partida, com 19 pontos. Ela ainda fez um duplo-duplo pegando 11 rebotes. Iza Varejão marcou 11 pontos e pegou 16 rebotes. Allanis Delboni anotou 13 pontos, enquanto Débora Reis marcou nove. Pelo lado da Romênia, Teodora Manea marcou 16 pontos, enquanto Nicolett Orban fez 11.

Sequência

Com a vitória, o Brasil deu um passo importante para se classificar no torneio de basquete feminino nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu. A primeira fase da competição contém 12 equipes, divididas em três grupos de quatro. As duas melhores de cada chave avançam às quartas de final. O próximo compromisso da seleção brasileira será contra a Finlândia, no domingo (30), às 04h (horário de Brasília).

Débora Reis Brasil x Romênia basquete Jogos Mundiais Universitários Chengdu
Débora Reis começou no banco, mas foi bem contra a Romênia (Foto: Célio Júnior/CBDU)

Vale destacar que a equipe brasileira é sub-26, sendo formada por seis jogadoras que atuam no College dos Estados Unidos. Os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu reúnem atletas com idades entre 18 e 27 anos. A cerimônia de abertura do megaevento está programada para acontecer nesta sexta-feira (28), às 09h.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ BasqueteJogos Mundiais Universitários

Georginho anota um duplo-duplo de 16 pontos e 11 rebotes e comanda o Franca à vitória sobre o Pinheiros no Jogo 3 das quartas de final do NBB
Flamengo cresce no último quarto, vira sobre o Corinthians e abre 2 a 1 na série de quartas de final do NBB 2024/2025
Brite anota 32 pontos em vitória de Bauru por 89 a 85, eliminando o São Paulo nas quartas de final do NBB
Corinthians ganha de Ourinhos por 74 a 60 fora de casa e chega a 10 vitórias em 12 jogos na Liga de Basquete Feminino