Rudisha vai atrás de novo ouro em Tóquio. Conheça outros tricampeões no atletismo

Queniano David Rudisha anuncia que tentará o tricampeonato nos 800 m na próxima Olimpíada e poderá se igualar a outras estrelas do atletismo

O incrível queniano David Rudisha, bicampeão olímpico nos 800 m em Londres-2012 e Rio-2016,  anunciou que tem planos para fazer história no atletismo. Em uma entrevista para uma televisão da Índia, o também recordista mundial da prova afirmou que pretende buscar o tricampeonato olímpico em Tóquio-2020. Se tiver êxito, será o primeiro atleta a conseguir este feito nos 800 m.

“Sei que não é fácil permanecer no topo por três Olimpíadas consecutivas. Normalmente dizem que você pode alcançar seu ápice em uma ou no máximo duas edições dos Jogos. Conquistar este terceiro ouro seguido é meu grande objetivo”, afirmou Rudisha.

Caso alcance o feito na próxima Olimpíada e conquiste sua terceira medalha de ouro, o queniano conseguirá entrar em um seleto clube de tricampeões olímpicos no atletismo.

 VEJA TAMBÉM:

As aposentadorias precoces no esporte olímpico 
Brasil tem duas indicações entre os finalistas do Laureus 2017 
Thiago Braz sonha com voos mais altos 
O calendário 2017 do esporte olímpico
Orçamento de Tóquio-2020 prova que a conta do COI não fecha

Na galeria que abre este post, você pode conferir todos os atletas que faturaram três ouros olímpicos consecutivos. O mais badalado deles é o jamaicano Usain Bolt, que no Rio de Janeiro completou a sequência de três ouros em três provas diferentes  duas provas diferentes: 100 e 200 m,  que começaram em Pequim-2008 e seguiram em Londres-2012. Ele seria tricampeão também no revezamento 4 x 100 m, só que o doping revelado esta semana de seu companheiro de equipe Nesta Carter, em Pequim, deixou Bolt com dois ouros nesta prova.

A Rio-2016 também consagrou outro tricampeonato, o da americana Allyson Felix, três vezes campeã olímpica no revezamento 4 x 400 m nas últimas três Olimpíadas.

A lista tem nomes das primeiras edições olímpicas, como os americanos Ray Ewry (salto em altura e salto em distância) e John Flanagan (lançamento do martelo), tricampeões olímpicos nos Jogos de Paris-1900, St. Louis-1904 e Londres-1908.

E a lista contém até mesmo quem foi tetracampeão, casos da lenda do esporte mundial, o americano Carl Lewis, no salto em distância, o seu compatriota Al Oerter, tetra no lançamento do disco, e o polonês Robert Korzeniowski, com três ouros na marcha atlética 50 km e outro na prova de 20 km.

Se Rudisha atingir seu objetivo e faturar o tri em Tóquio, o clube dos tricampeões olímpicos do atletismo ganhará um de seus mais incríveis integrantes.

Marcelo Laguna

Mais em​ ÍdolosRumo a Tóquio-2020

Conheça conta internacional que promete moeda estrangeira com cotação comercial e menos imposto sobre operações financeiras para pagar
Yaras tem grupo de 12 jogadoras definido para a segunda participação olímpica do Brasil no rugbi
Sem grandes surpresas, treinador da seleção brasileira masculina de vôlei anuncia lista de convocados para Jogos de Tóquio
Equipe iniciou viagem rumo aos Estados Unidos para último período de preparação antes dos Jogos de Tóquio