Marcello Ciavaglia conquista o título brasileiro senior

Marcello Ciavaglia é o campeão brasileiro senior e Bruno Limongi o campeão senior especial.

Entre 24 e 27 de outubro, a Sociedade Hípica Paulista foi palco do Campeonato Brasileiro de Seniores (cavaleiros e amazonas acima de 21 anos em sua maioria profissionais). Na categoria Senior Top, a 1.55 metro, José Roberto Reynoso Fernandez Filho conquistou o tricampeonato. A competição também definiu os campeões de duas outras categorias Senior, a 1.40/1.45 metro, e Senior Especial, a 1.35 metro.

Na categoria Senior, o top carioca radicado em São Paulo Marcello Ciavaglia, com Shiva, foi o único a garantir duplo zero falta no GP Final, idealizado pelo course-designer internacional Helio Pessoa. Resultado que rendeu a Marcello, que treina no Haras Premiere no interior paulista, seu primeiro título brasileiro com apenas 8,05 pontos perdidos (pp).

“É um título muito importante. Monto o Shiva há muito pouco tempo, ele deu tudo de si e espero que seja a primeira de muitas conquistas. Devo essa vitória a ele e também a proprietária dele Janice Merzvinskas”, destacou o campeão Marcello.

O vice-campeonato ficou com o renomado cavaleiro da casa Fabio Sarti, montando Mel JC, dupla campeã do GP da Copa São Paulo 2019, que fechou o campeonato com 15,02 pp. Em 3º lugar chegou o premiado ginete brasileiro Flávio Grillo Araujo com Lorentino JMen, 15,17 pp.

Na categoria Senior Especial, a vitória ficou com o ginete do interior paulista Bruno Christianini Limongi, apresentando Essenza TW, que fechou as três provas do campeonato – total de cinco pistas – sem cometer falta no obstáculos, computando apenas 3,46 pp, com o 7º lugar na primeira parcial.

Sagrou-se vice-campeão Pedro Tavora de Matos, com Dasilithya Cooper, que registrou somente um derrube na 1ª passagem do GP Final fechando o campeonato com 4 pp. A 3ª colocação ficou com o representante do Amazonas Pedro Paulo Onety Cordeiro apresentando Latascha JMen, 6,19 pp.

Marina Balbino

Mais em​ Hipismo

Montado em Dinozo Un Prince, o cavaleiro terminou com o quarto lugar da disputa a 1.45m na cidade italiana de Montefalco
Montando em Chevaux Império Egípicio, o cavaleiro brasileiro ficou com o 7º lugar em prova CSI4* na cidade de Montefalco
O brasileiro esteve presente em duas disputas no país asiático
Montando Scala du Piedroux Z, Marlon Zanotelli ficou muito próximo do pódio ao conquistar a sexta colocação na prova de 1,55m no CSI5