Brasil vence Estados Unidos na estreia do Pan-Americano Júnior e lidera grupo

O Brasil conquistou uma grande vitória sobre os Estados Unidos na abertura do Pan-Americano Júnior Masculino de Handebol, nesta segunda-feira (20). Em Assunção, no Paraguai, a equipe fechou o placar em 52 a 24 (23 a 13 no primeiro tempo) e garantiu a liderança da chave B, que conta também com o Chile, além dos brasileiros e norte-americanos.
A equipe verde e amarela, que defende o título do campeonato, dominou a partida desde o início, impondo uma forte defesa no sistema 5 x 1, já característico do estilo brasileiro. O técnico Hélio Lisboa Justino, o Helinho, disse que o time sofreu um pouco com o nervosismo nos primeiros minutos, mas depois se acertou. “No início os atletas ficaram um pouco ansiosos por ser o primeiro jogo, mas depois já ficaram mais tranquilos. Para o que esperávamos acho que foi muito bom.”
Segundo ele, o grupo soube se sair bem em momentos mais complicados e isso é muito importante. “A equipe se comportou bem, em situações que conseguimos controlar o jogo. Acabamos abrindo vantagem no começo e mantivemos até o final. Também gostei da postura defensiva. O 5 x 1 funcionou bem, conseguimos roubar várias bolas. Foi uma boa estreia. A tendência agora é só melhorar”, declarou.
Amanhã, o Brasil folga na tabela e na quarta-feira (22) volta à quadra para enfrentar o Chile, às 19h30. A grande decisão do Pan-Americano será disputada no sábado (25). Vale lembrar que o campeonato é classificatório para o Mundial da categoria, em julho, na Argélia.
Jogos do Brasil 
Segunda-feira (20)
Brasil 52 x 24 Estados Unidos
Quarta-feira (22)
19h30 – Brasil x Chile
Sexta-feira (24)
Semifinais
Sábado  (25)
Finais
Seleção Júnior Masculina de Handebol
Goleiros – Marcos Vinicius Colodeti (São Bernardo/Metodista-SP) e Murillo Araújo Santana (EC Pinheiros-SP).
Armadores – André Gonçalves de Lima Amorim (BM Villa de Aranda-Espanha), Gabriel Ceretta Jung (Anaitasuna-Espanha), Guilherme Leonel Costa da Silva (EC Pinheiros-SP), Leonardo Dutra Ferreira (EC Pinheiros-SP), Patrick André Toniazzo Lemos (FC Porto-Portugal) e Paulo Vinícius Oliveira Cândido (FC Porto-Portugal).
Centrais – Henrique José Petter Solenta (BM Villa de Aranda-Espanha) e Leonardo Abrahão Silveira (EC Pinheiros-SP).
Pontas – Cauê Ceccon Baptista (EC Pinheiros-SP), Guilherme Miguel Torriani (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Marcos Vinícius Vieira dos Santos (ADJF/Independência Trade-MG) e Pedro Paulo Alves Júnior (MRV/Unicesumar/Londrina-PR).
Pivôs – Edney Silva Oliveira (PM Maringá/Unimed/Unifamma-PR) e Wagner Tenório Alves (Associação Brasileira ‘A Hebraica’-SP).
Comissão técnica
Técnico: Hélio Lisboa Justino
Auxiliar técnico: Joel Teixeira Dutra
Supervisor: Cássio Marques
Treinador de goleiros: Diogo Castro
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa
Coordenador Nacional de Seleções: Washington Nunes
Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Handebol

Jogando em casa, os pinheirenses não deram chances aos catarinenses e venceram com placar elástico de 47 a 24
Brasil vence o Egito por 32 a 28 no segundo amistoso, com o objetivo de formar um time competitivo para o ciclo olímpico
Brasil é derrotado no primeiro de dois amistosos contra o Egito, com um placar apertado de 30 a 27
A seleção brasileira enfrenta o Egito duas vezes, no Cairo, com o primeira delas nesta quinta-feira (8), às 10h (horário de Brasília). Já o segundo compromisso entre os países acontecerá no sábado (10), às 12h