Após polêmica, Itajaí está na final da Liga Nacional

Os catarinenses ultrapassaram o Pinheiros após o reinício dos 12 segundos que estavam pendentes

Após três rodadas da fase final da Liga Nacional de Handebol, em São José-SC, foram definidos os finalistas da competição nesta sexta-feira (09). Entre os homens, Itajaí e Taubaté se classificaram, através de boas atuações e uma situação polêmica envolvendo o time catarinense. No feminino, Clube Português e Pinheiros duelarão pelo título. Os jogos decisivos acontecerão neste sábado (10).

+ Sesi Araraquara sai em vantagem na final do Paulista de basquete feminino

Na última rodada, o Taubaté enfrentou dificuldades, em um jogo equilibrado contra o Carajás, do Pará. Porém, a vitória veio: 38 a 32 e a vaga carimbada na grande decisão, graças à liderança do grupo A. Já o Itajaí teve uma última rodada tranquila, com um triunfo por 51 a 17 em cima do Máquinas Handebol. Porém, a classificação para a final não veio apenas com o resultado dessa partida.

Por conta da utilização de um jogador a mais por parte do time do Pinheiros contra o Itajaí na partida da última quarta-feira (7), os 12 segundos que o clube paulista teria se beneficiado foram jogados novamente, e, desta vez, o placar se manteve empatado em 24 a 24, ao invés da vitória antes marcada para os pinheiristas. Assim, o Itajaí garantiu um ponto e foi à final masculina da Liga Nacional.

Pinheiros na final do feminino

Entre as mulheres, o Pinheiros foi soberano no grupo A e venceu todos os seus três jogos. A partida final da primeira fase foi contra o ESMAC/PA, superado com uma vitória tranquila por 43 a 21. O time paulista se garantiu na decisão e enfrentará o Clube Português, atual campeão da competição. A equipe pernambucana venceu o Nacional por 28 a 21 no último jogo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A decisão do torneio masculino, entre Taubaté e Itajaí acontecerá às 16h45 deste sábado, enquanto a final feminina está prevista para às 20h15. O YouTube da Handebol SC TV transmite ao vivo. Guarulhos e Pinheiros, no masculino, e Maringá e Sorocaba, no feminino, farão as disputas pelo bronze.

Vale destacar que oito equipes – em cada naipe – participaram da fase final da Liga Nacional de handebol. Elas estiveram dispostas em dois grupos de quatro. Após jogarem entre si, apenas o primeiro colocado avançou de forma direta à final.

Victor Fardin
Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em​ Handebol

Jogando em casa, os pinheirenses não deram chances aos catarinenses e venceram com placar elástico de 47 a 24
Brasil vence o Egito por 32 a 28 no segundo amistoso, com o objetivo de formar um time competitivo para o ciclo olímpico
Brasil é derrotado no primeiro de dois amistosos contra o Egito, com um placar apertado de 30 a 27
A seleção brasileira enfrenta o Egito duas vezes, no Cairo, com o primeira delas nesta quinta-feira (8), às 10h (horário de Brasília). Já o segundo compromisso entre os países acontecerá no sábado (10), às 12h