Mateus Assis fica em 6º lugar na Copa do Mundo de Dubai

Brasileiro ergueu 206kg e terminou na sexta colocação na categoria até 107kg da competição emiradense

O brasileiro Mateus Assis ficou em sexto lugar na disputa da categoria até 107kg da Copa do Mundo de halterofilismo, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, nesta segunda-feira (04). Ele marcou 206kg e ficou a 15kg de um lugar no pódio. Outro brasileiro a competir no dia, Evânio Rodrigues não teve tentativas válias na disputa até 88kg.

Mateus Assis ergueu 206kg logo em sua primeira tentativa e depois falhou nas duas seguintes. Ele terminou na sexta colocação. O iraniano Aliakbar Gharibshahi levou o ouro com 250kg, enquanto o mongol Sadnompiljee Enkhbayar, com 240kg, e o uzbeque Ilkhom Khalimov, com 221kg, completaram o pódio. Dez atletas tiveram marcas válidas na categoria até 109kg.

Já na outra disputa com brasileiros no dia, a até 88kg, Evânio Rodrigues não obteve um bom desempenho. Vice-campeão paralímpico na Rio-2016, ele realizou três tentativas inválidas: duas para 195kg e uma para 204kg. Dessa forma, ficou sem marcas válidas e terminou sem colocação final. O chinês Panpan Yan levou o ouro com 220kg.

Até aqui, o Brasil já conquistou cinco medalhas na Copa do Mundo de halterofilismo de Dubai, sendo um ouro, três pratas e um bronze. O país contará com a participação de Mariana D’Andrea, campeã paralímpica e mundial e recordista mundial, na disputa da categoria até 79kg, que acontecerá nesta terça-feira (05).

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaHalterofilismo

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Após um primeiro jogo memorável, a ACEP/ICCE conquistou sua segunda vitória no Regional Nordeste de Futebol de Cegos