Mariana D’Andrea se prepara para Copa do Mundo no Meeting de SP

Mariana D'Andrea participa do Meeting Paralímpico de São Paulo neste final de semana em preparação para a Copa do Mundo

Campeã paralímpica nos Jogos de Tóquio 2020 e vice-campeã mundial na categoria até 73 kg, a paulista Mariana D’Andrea, de 24 anos, do halterofilismo, é uma dos 989 atletas inscritos para o Meeting Paralímpico de São Paulo. O evento ocorrerá entre os dias 1º e 3º de dezembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista. 

+ Mundial de bocha no Rio será o primeiro com separação de gênero nas partidas

Além das disputas de halterofilismo, também haverá provas de atletismo e natação nos três dias de competições. Para Mariana, o Meeting de São Paulo será uma preparação para a Copa do Mundo de halterofilismo de Dubai 2022, que acontecerá de 15 a 18 de dezembro. 

“Disputar o Meeting será uma oportunidade para avaliar meu desempenho e ter um direcionamento sobre as marcas que tentarei na Copa do Mundo. Possivelmente, o peso que suportarei em São Paulo será a minha primeira tentativa em Dubai”, disse Mariana D’Andrea, que terá a sua prova transmitida pelo Facebook YouTube do CPB durante o evento na capital paulista. 

“Eu busco sempre fazer o meu melhor em todas as competições para continuar confiante. A Copa do Mundo será o último compromisso do ano e vale pontos para o ranking internacional, que definirá os classificados para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024”, completou a paulista. Além dela, mais 17 halterofilistas vão representar o país no Oriente Médio. 

Meeting Paralímpico de São Paulo

São Paulo será a 16ª cidade brasileira a receber o Meeting neste ano. Em 2022, o evento já passou por Campo Grande (MS), Amapá (AP), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE), Aracaju (SE), Brasília (DF),Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS).

Mariana D'Andrea halterofilismo jogos paralímpicos de tóquio
Mariana D’Andrea com a medalha de ouro em Tóquio-2020 (Takuma Matsushita/CPB)

Na capital paulista, as provas de atletismo vão acontecer nos três dias de evento, com 566 atletas na pista e no campo do CT Paralímpico. Já as de natação reunirão 326 competidores na quinta-feira, 1º, e sexta-feira, 2, enquanto as de halterofilismo contarão com 107 participantes nas mesmas datas.

Além das disputas válidas pelo Meeting, São Paulo também vai sediar provas do Desafio CPB de atletismo, entre os dias 1º e 3 de dezembro, e do Super Meeting de natação, apenas no sábado. Essas disputas na piscina do CT Paralímpico também terão transmissão pelo Facebook YouTube do CPB. 

Ambos os eventos têm o objetivo de possibilitar que os atletas licenciados e com classificação internacional obtenham marcas para o ranking mundial das respectivas modalidades. São 269 inscritos no Desafio CPB de atletismo e 62 no Super Meeting de natação. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Meeting Paralímpico é idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021. Há provas de atletismo, natação e halterofilismo. Cada cidade sedia, pelo menos, disputas de uma dessas modalidades.

Os objetivos do Meeting são desenvolver a prática esportiva para pessoas com deficiência em todas as regiões do país, contribuir para o aprimoramento técnico dos competidores e propiciar oportunidades de competição aos atletas de elite e jovens promessas do paradesporto em todo o Brasil.

Colaboração OTD

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaHalterofilismo

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Após um primeiro jogo memorável, a ACEP/ICCE conquistou sua segunda vitória no Regional Nordeste de Futebol de Cegos