Equipe do Brasil termina Mundial feminino de golfe em trigésimo sexto lugar no México

O time brasileiro feminino de golfe terminou neste sábado a disputa do Mundial de Golfe Feminino na 36ª colocação – mesma posição do time na edição anterior do campeonato, disputada em 2014 no Japão. Este ano, o torneio foi disputado no Iberostar Playa Paraiso Golf Club e no Mayakoba El Camaleón Golf Club, em Riviera Maya, no México.

A equipe brasileira formada por Luiza Altmann, bicampeã brasileira (2015 e 2016), Clara Teixeira, campeã brasileira (2014) e Lauren Nunes Grinberg (campeã brasileira juvenil) disputou o Espirito Santo Trophy com 55 times do mundo todo. A capitã foi Nathalie Silva.

O Brasil somou 610 tacadas nos quatro dias de torneio para terminar sozinho em 36º lugar. As campeãs foram as sul-coreanas, com 547 tacadas. A prata ficou com a Suíça, com 568, e o bronze, com a Irlanda, com 569. A campeã individual foi a sul-coreana Hye Jin Choi, com 274 tacadas (-14 em relação ao par do campo).

O Mundial Amador é organizado pela Federação Internacional de Golfe (IGF, na sigla em inglês), que comanda o esporte em 140 países. O evento acontece a cada dois anos. O torneio é por equipes: todos jogam quatro rodadas de 18 buracos. A cada rodada, os dois melhores resultados do time são computados. Os prêmios para as três melhores equipes são medalhas de ouro, prata e bronze, além do direito à posse transitória dos troféus – o Einsenhower Trophy, no masculino, e o Espirito Santo Trophy, no feminino.

A disputa masculina acontece a partir de quarta-feira (dia 21). Representarão o Brasil os gaúchos Herik Machado e Gustavo Chuang e o carioca Daniel Ishii, os três melhores brasileiros no ranking mundial amador, que disputarão o Eisenhower Trophy até sábado (dia 24). Herik foi bicampeão brasileiro juvenil e campeão sul-americano juvenil, além de bicampeão geral do Faldo Series South America Championship. Chuang e Ishii colecionam diversos títulos amadores nacionais e internacionais. O capitão será Octavio Villar. O chefe da delegação é Klaus Behrens.

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Golfe

Brasileira que lidera ranking nacional tenta classificação no principal torneio de golfe feminino dos EUA
Golfistas venceram 41ª edição do torneio realizado na capital federal. Evento deste ano distribuiu pontos válidos para os rankings nacional e mundial
Únicos representantes brasileiros nas últimas voltas do Brazil Open de golfe, Fred Biondi e Rafael Becker terminaram entre os 60 primeiros
Rafael Becker, em 16º, e Fred Biondi, em 54º, foram os dois brasileiros que avançaram para o Round 3 do Aberto do Brasil de golfe