Brasil tem oito representantes no Aberto Sul-Americano Amador

Entre os brasileiros, destaque para Matheus Balestrin, que terminou a competição no top-20 e venceu Harrison Cup.

Entre os dias 9 e 12 de janeiro, aconteceu no Chile, em Vitacura, a 19ª edição do Aberto Sul-Americano Amador, no Club de Golf Sport Francés, com participação de oito brasileiros. Destaque para Matheus Balestrin, 19º colocado da competição e vencedor da Harrison Cup defendendo a Federação Sul-Americana de Golf.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Quem venceu o torneio masculino foi o paraguaio Benjamin Fernandez, atual campeão do Amador do Brasil, em final decidida no buraco extra. Ele e o colombiano Carlos Ardila empataram com 275 tacadas, 13 abaixo do par. No desempate, Benjamin anotou um eagle, ou seja, fez o percurso com duas tacadas abaixo do par, enquanto o adversário fez o buraco com uma taca a mais, em um birdie.

Além de Matheus, na 19ª colocação, Brasil contou entre os homens com Guilherme Grinberg, que foi 29º, Marcos Negrini, 40°, e Wesley Bairros, que encerrou competição na 75ª colocação. 

Já no feminino, a colombiana Maria José Marín, que defendia o título alcançado na edição passada, acabou ficando com o bicampeonato. Ela encerrou torneio com 271 tacadas, 17 abaixo do par, além de 12 tacadas de distância para a vice-campeã Scarlett Schremmer, dos Estados Unidos.

Entre as quatro brasileiras que disputaram o campeonato, duas terminaram no top-30: Lauren Grinberg, 23ª, e Marina Nonaka, 27ª.

Sabrina Kim e Maria Eugênia Peres fecharam a participação brasileira na 35ª e 46ª posição, respectivamente. 

Balestrin vence Harrison Cup

Além da competição individual, o time da Federação Sul-Americana de Golf se sagrou campeã da Harrison Cup, competição por equipes em homenagem ao saudoso Charles Harrison, ex-presidente da Comissão de Desenvolvimento do R&A.

Matheus Balestrin foi o brasileiro do plantel, que contava com sete homens e sete mulheres, e venceu equipe Home Golf Unions, da Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales. Disputada em paralelo ao Aberto, a Harrison Cup terminou com o placar final de +14 a +100 para o time local, sendo que a pontuação foi a soma agregada do desempenho de todos os atletas.

Agenda de 2025

A CBGolfe divulgou, nesta terça-feira (14), o calendário oficial do golfe brasileiro em 2025. Entre as competições, a principal novidade foi antecipação do Brasileiro Juvenil e Pré-Juvenil para março, entre os dias 28 e 30, antes disputada em julho.

Entre os dias 3 e 6 de abril, o PGA TOUR Américas retornará ao Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro, para o 70º Aberto de Golfe do Brasil, o principal certame profissional do calendário brasileiro.

+ Presidente da FSGSA trará Sul-Americano Sênior ao Brasil

Gabriel Turolla

Mais em​ Golfe

Brasileira que lidera ranking nacional tenta classificação no principal torneio de golfe feminino dos EUA
Golfistas venceram 41ª edição do torneio realizado na capital federal. Evento deste ano distribuiu pontos válidos para os rankings nacional e mundial
Únicos representantes brasileiros nas últimas voltas do Brazil Open de golfe, Fred Biondi e Rafael Becker terminaram entre os 60 primeiros
Rafael Becker, em 16º, e Fred Biondi, em 54º, foram os dois brasileiros que avançaram para o Round 3 do Aberto do Brasil de golfe