Oito atletas representam o Brasil no Sul-Americano de Golfe a partir desta quinta

O time de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Golfe (CBG) disputa de quinta a domingo (entre os dias 19 e 22) o 12º Campeonato Sul-Americano de Golfe amador, que acontece no Martindale Country Club, em Buenos Aires, na Argentina.

Foram escalados para representar o Brasil Herik Machado (RS), Pedro Nagayama (SP), Daniel Ishii (RJ) e Gustavo Chuang (RS), no masculino, e Luiza Altmann (SP), Lauren Grinberg (SP) e as gêmeas Laura e Luiza Caetano (DF), no feminino. O técnico será Nico Barcellos. O time viaja com apoio da CBG e do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com recursos da Lei Agnelo Piva.

O Sul-Americano de Golfe reunirá dez países da América do Sul. Representantes do Canadá, Costa Rica, Inglaterra, Finlândia, Irlanda, México, Nova Zelândia, Panamá, Escócia, EUA e País de Gales também disputarão o torneio. Elevando assim ainda mais seu nível técnico.

Melhor brasileiro na disputa da LAAC, Chuang treina para disputa do Sul-Americano de Golfe

Os integrantes do time masculino vêm da disputa do Latin America Amateur Championship (LAAC), no Panamá. O gaúcho Herik Machado chegou a ser vice-líder do torneio, mas terminou em 38º. O melhor brasileiro foi Chuang, em 26º. O campeão do torneio, o chileno Toto Gana, também disputará o Sul-Americano de Golfe.

Outro destaque brasileiro é a paulista Luiza Altmann, atual bicampeã brasileira, que joga nos EUA. Em 2015, ela foi uma das integrantes do Time Brasil ao disputar os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Lauren Grinberg é a atual campeã brasileira juvenil.

“O campo é curto e muito estreito, com árvores com folhagem que vai até o chão. Os greens são platôs bem definidos, e as bancas de areia são fundas”, diz Barcellos. “Como os jogadores estarão proibidos de levarem caddies e está muito calor, quem tiver bem preparado fisicamente levará uma boa vantagem”, completa.

O 12º Campeonato Sul-Americano de Golfe Amador é organizado pela Federação Sul-Americana de Golfe e do Lima Golf Club, com apoio do R&A. O evento vale pontos para o ranking mundial amador (WAGR, na sigla em inglês) e é um dos mais importantes do continente.

No ano passado, os campeões do torneio Sul-Americano de Golfe foram o uruguaio Juan Alvarez e a paraguaia Sofia Garcia. Os brasileiros melhor posicionados foram Luiza Altmann (8ª colocada) e Daniel Ishii (11º).

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Golfe

Brasileira que lidera ranking nacional tenta classificação no principal torneio de golfe feminino dos EUA
Golfistas venceram 41ª edição do torneio realizado na capital federal. Evento deste ano distribuiu pontos válidos para os rankings nacional e mundial
Únicos representantes brasileiros nas últimas voltas do Brazil Open de golfe, Fred Biondi e Rafael Becker terminaram entre os 60 primeiros
Rafael Becker, em 16º, e Fred Biondi, em 54º, foram os dois brasileiros que avançaram para o Round 3 do Aberto do Brasil de golfe