Chileno é campeão do Latino Americano de golfe. Melhor brasileiro fica em 26o.

O chileno Toto Gana conquistou neste domingo o título latino-americano de golfe. Foi a terceira edição do Latin America Amateur Championship (LAAC), principal campeonato de golfe amador do continente, que foi disputada no Club de Golf de Panamá, na Cidade do Panamá, a capital panamenha.

Gana derrotou o também chileno Joaquín Niemann e o mexicano Alvaro Ortiz em um emocionante playoff de dois buracos, depois de terem terminado os 72 buracos da competição empatados com 279 tacadas.

Com o título, Gana conquistou uma vaga para o Masters de Augusta deste ano, um dos principais e mais emblemáticos torneios do golfe mundial. Além disso, poderá jogar o British Amateurs e o U.S. Amateurs, dois dois principais torneios amadores do mundo. Ele também ganhou o direito de disputar as seletivas finais do US Open e do British Open.

Pelo terceiro ano consecutivo, um brasileiro esteve perto da liderança. O gaúcho Herik Machado terminou a segunda rodada, disputada na sexta-feira, na vice-liderança, mas duas voltas ruins no final de semana tiraram suas chances de lutar pelo título. No ano passado, na República Dominicana, Herik chegou a ocupar a terceira colocação na volta final, mas terminou em 13º lugar – este ano, ficou empatado em 38º. No ano anterior, na Argentina, o carioca André Tourinho foi o 3º colocado, depois de ter liderado boa parte da competição.

No Panamá, o brasileiro melhor posicionado foi o gaúcho Gustavo Chuang, empatado em 26º com 291 tacadas. Além de Herik e de Chuang, outros dois brasileiros passaram o corte e chegaram às finais: Pedro Nagayama, em 40º lugar, e Marcos Negrini, em 43º, ambos paulistas. Rohan Boettcher (RS) e Daniel Ishii (RJ) não passaram o corte.

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Golfe

Brasileira que lidera ranking nacional tenta classificação no principal torneio de golfe feminino dos EUA
Golfistas venceram 41ª edição do torneio realizado na capital federal. Evento deste ano distribuiu pontos válidos para os rankings nacional e mundial
Únicos representantes brasileiros nas últimas voltas do Brazil Open de golfe, Fred Biondi e Rafael Becker terminaram entre os 60 primeiros
Rafael Becker, em 16º, e Fred Biondi, em 54º, foram os dois brasileiros que avançaram para o Round 3 do Aberto do Brasil de golfe